27.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

Atuação de jovens empreendedores é destaque em programa da Globo News

24/01/2014 – Atualizado em 24/01/2014

Liderança de Mato Grosso do Sul comenta o momento importante que o Brasil passa ao acreditar no potencial dos jovens empreendedores

Por: Assessoria

Nos últimos anos milhares de jovens decidiram que poderiam ser muito mais que simples funcionários, acreditando que seu potencial de pensar, criar, desenvolver e gerir uma idéia era o suficiente para torná-los “empreendedores”. E assim eles seguiram.

O sucesso de milhares de jovens empreendedores espalhados em todos os municípios brasileiros foi destacado no Programa Alexandre Garcia, do canal de televisão Globo News, da Rede Globo. O jornalista e apresentador é um dos mais respeitado na televisão brasileira e o programa exibido no primeiro dia do ano pela emissora debateu o tema “Jovens empreendedores aquecem a economia brasileira”.

Para discutir o assunto e analisar o tamanho do sucesso dos jovens empreendedores, Alexandre Garcia contou com os convidados Luiz Barreto, presidente nacional do Sebrae, e Marduk Duarte, presidente do Conselho Consultivo da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), entidade que é representada em Mato Grosso do Sul pela CDL Jovem de Campo Grande, Conselho de Jovens Empresários (CJE) e pela Associação de Jovens
Empreendedores e Empresários de MS (AJE MS).

A audiência dada pela Globo News aos jovens empreendedores brasileiros foi comemorado pelo diretor da CDL Jovem e ex-presidente da Associação de Jovens Empreendedores e Empresários do MS, Dendry Rios. De acordo com ele, “o que o programa do respeitado jornalista Alexandre Garcia abordou foi um resumo do sucesso que os jovens empreendedores estão fazendo ao longo dos últimos anos que é ajudar na economia brasileira com geração de emprego, renda, novos negócios, investindo em tecnologia, inovando e descobrindo formas de empreender, enfim, contribuindo com o crescimento e o fortalecimento da economia”, garante ele, reforçando que “apesar do Brasil não ter números de folga para comemorar, o pouco crescimento que tem se deve muito aos jovens empreendedores que com sua fatia de contribuição mostram o porque nosso país é o mais empreendedor do mundo”, afirma o líder.

De acordo com o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, o que contribuiu muito para essa força econômica dos jovens empreendedores foi a mudança de comportamento. “Há 10, 20 e 30 anos atrás, o sonho do jovem era estudar para garantir um bom emprego ou no serviço público ou em uma grande empresa, com estabilidade. Hoje, não. Temos pesquisado que 50% dos jovens que possuem entre 18 a 24 anos aspiram um dia a se tornarem empreendedores”, diz.

Barreto reforça ainda que à medida que a população foi ganhando mais confiança na economia e passando a consumir mais, aumento também o número de jovens que se dedicaram ao empreendedorismo. “Antigamente os empresários imaginavam apenas as classes A e B, e hoje podemos ver que como a classe C e D estão consumindo mais, com mais poder de compra, isso também foi desempenhado para empreendedorismo nessas classes”, afirma o presidente do Sebrae.

Questionado por Alexandre Garcia sobre essa vontade de ser empresário e poder encontrar pelo caminho alguns temporais de qualquer outra profissão, Marduk Duarte, da CONAJE, ressaltou que não se pode pensar dessa maneira. “É importante dizer que quebrar [falir], não é ruim. Quebrar muito é ruim. Nós precisamos mudar essa cultural. Sempre vejo um caso de sucesso e quando na verdade eu também quero ver um caso de fracasso, para que o cara que hoje venceu na vida, poder mostrar onde ele errou e corrigiu”, afirma Duarte.

A idéia de que muitos jovens já são considerados empreendedores de sucesso não pode ser generalizada. De acordo com Marduk Duarte, “esse é um dos papeis da CONAJE, que é mostrar para essa nova turma que deseja se tornar dono do próprio negócio que nós estamos batalhando todos os dias e que ainda estamos errando, corrigindo, quebrando…”, diz o presidente do Conselho Consultivo da CONAJE.

No Mato Grosso do Sul, os jovens empreendedores realizam diversas ações que contribuem com a formação empresarial dessa classe da sociedade. As entidades que representam a CONAJE no Estado realizam palestras, workshops, cursos e treinamentos, reuniões periódicas, entre outras ações. As ações, na maioria das vezes, são apoiadas pelo Sebrae, Federação do Comércio de MS, Federação das Indústrias de MS, Federação da Agricultura e Pecuária de MS e pela Junior Achievement.

Jovens empreendedores em números:

• De acordo com números do Sebrae, o Brasil tem hoje mais de 350 mil microempreendedores, um crescimento mais de 70& em relação aos dois últimos anos.

• A qualificação desses jovens empreendedores também aumentou.

• Mais da metade tem o Ensino Médio e ensino técnico, e cerca de 30% possuem o nível superior de ensino.

• Em Mato Grosso do Sul os jovens empreendedores realizaram mais de 20 ações somente no ano de 2013, beneficiando milhares de microempreendedores e acadêmicos que sonham um dia em montar o próprio negócio.

Onde encontrar uma entidade jovem empresarial no Estado:

• Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Mato Grosso do Sul:
Rua Rui Barbosa, 3327 Centro, Campo Grande/MS. Telefone: (67) 9624 4071. E-mail: [email protected]. Facebook: AJE MS.

• CDL Jovem de Campo Grande:
Rua Antônio Corrêa, 417 Monte Líbano, Campo Grande/MS. Telefone (67) 3320 4000. E-mail: [email protected]. Facebook: CDL Jovem Campo Grande

• Conselho de Jovens Empresários:
Rua 15 de Novembro, 3903 Centro, Campo Grande/MS. Telefone (67) 3312 5000. Site: www.cjems.com.br. Facebook: Conselho de Jovens Empresários de Mato Grosso do Sul.

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Câmara de Três Lagoas homenageia profissionais que contribuem com o desenvolvimento da cidade

Sessão solene proposta pela vereadora Evalda Reis destacou nomes da saúde, educação, assistência social, comércio, agronegócio e política O plenário da Câmara Municipal de Três...

Em ação rápida, Prefeitura de Três Lagoas afasta médico acusado de assédio sexual

Secretária Juliana Salim determinou suspensão preventiva do profissional lotado em unidade do Parque São Carlos até a conclusão do processo administrativo.

Colisão entre carretas deixa motorista ferido e complica o trânsito na MS 112 entre Três Lagoas e Inocência

Acidente ocorreu na tarde desta quarta-feira, 12, e deixou um condutor preso às ferragens, onde rodovia ficou parcialmente interditada por várias horas.