25.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 16 de fevereiro, 2026

“Não havia nada falando que parente não poderia participar do cadastro”, sobre sorteio dos pontos de táxi o ano passado

14/01/2014 – Atualizado em 14/01/2014

O Presidente da Associação dos Motoristas e Taxistas, esteve em programas da Rádio Caçula e deu explicações sobre acontecidos e serviços do setor

Por: Rayani Santa Cruz

Sem conseguir explicar motivos da participação do marido da diretora do Deptran (Departamento de Trânsito de Três Lagoas), no sorteio dos pontos de táxi, ocorrido no ano passado na cidade o presidente da Associação dos Motoristas e Taxistas divagou inúmeras vezes tanto na entrevista com Toninha Campos quanto na sua participação no Programa Linha Direta com a Notícia.

Gerson de Souza (58) que trabalha como taxista há 7 anos, e atualmente preside a Associação dos trabalhadores na cidade, ficou numa “saia justa” ao ser questionado sobre o fato do marido da Creuza Ramos (Diretora do Deptran) ter ganho um ponto de táxi, em um sorteio o ano passado.

“No edital não havia nada falando que parente não poderia participar do cadastro” justifica Gerson, coincidência ou não o fato é que, o marido da diretora foi um grande sortudo, pois entre tanta gente, conseguiu ser o premiado para uma das 8 vagas existentes. O taxista não se diz contra o cadastro ao mesmo tempo que defende que deveria haver certas “normas” para a disputa de um ponto.

Gerson diz que o sorteio dos pontos foi legal, e quanto a comercialização se diz completamente contra e afirma “No cadastro deveriam perguntar se a pessoa é aposentada ou se tem outra renda deixando a vaga, para aqueles que realmente precisam trabalhar para sustentar a família”. A venda de pontos é proibida mas a prática é bem conhecida.

Atualmente existem 50 taxistas trabalhando e prestando serviços na cidade.

Taxímetro desligado e preços abusivos

É quase impossível encontrar alguém que nunca se sentiu lesado ao necessitar de um transporte de táxi e o prestador de serviços não ligou o taxímetro ou fez uma rota que não tinha nada a ver com o lugar informado, só para passar o tempo e cobrar mais.

Em Três Lagoas muitos clientes reclamam desse serviço tão essencial, principalmente em uma cidade em pleno desenvolvimento. Além disso, leitores do portal dizem ser de necessidade extrema a boa educação e cordialidade por parte desses profissionais.

Em relação aos taxímetros desligados pelos donos desse transporte, o presidente orienta ao cliente que exija seu direito e peça para o motorista ligar o aparelho, caso isso não ocorra a pessoa deve descer do carro, anotar a placa e pegar outro táxi, para posteriormente ligar no setor de reclamações do departamento de trânsito e denunciar o taxista abusivo. O Telefone do setor de reclamações e denuncias é 3929 9959.

Também defendendo sua categoria Gerson de Souza diz que as pessoas também podem combinar as condições e o valor da corrida antes. “As vezes, a pessoa vai para outra cidade ou distrito, aí é mais conveniente desligar o aparelho, senão ela vai pagar o triplo do valor, mas na cidade é mais viável que o taxímetro seja, ligado, isso é lei” afirma.

Taxistas no Aeroporto é uma raridade

O presidente dos taxista diz que até o dia de hoje foi iniciada uma escala para que todos os profissionais passem pelo Aeroporto, ou seja, todos os dias há uma troca de taxistas, porém, o serviço esta deixando a desejar, pois muitos passageiros desembarcam e não há carros o suficiente para todos.

“A causa disso, é o atraso dos vôos, o taxista fica mais de quatro horas esperando sem nenhum passageiro, e muitas vezes eles procuram fazer outras corridas até o avião pousar, há um monitoramento pelo celular e quando os aviões chegam, os profissionais se deslocam para o Aeroporto” explica Gerson.

Para ele a falta de estrutura desanima os trabalhadores, “Nós da Associação tivemos que pintar o meio fio de amarelo, e fazer cavaletes para identificar a área dos taxis, não é preciso citar a falta do pavimento asfáltico que causam sujeira e desgastam os veículos”.

Gerson de Souza informou que o trabalho no Aeroporto será feito por meio do
“Ponto Livre” isso significa que o sistema de escalas irá acabar, então todo o taxista que sentir vontade de comparecer até o Aeroporto poderá fazer sem censura.

Sobre a Padronização da frota

Para finalizar a população deve saber que a padronização da frota como nas grandes cidades está longe de acontecer, pois o próprio presidente da Associação diz que os taxistas não tem condições financeiras de possuir dois carros, e que os mesmos utilizam o veículo de trabalho também para fins particulares, como viagens e lazer.

Questionado sobre os descontos que o taxista recebe no valor de impostos devido o veículo ser objeto de trabalho, taxistas clandestinos que se aproveitam dessa falha para prestar esses serviços, Gerson de Souza “cambaleou” nas palavras e explicou que atualmente os carros usados para transporte de pessoas tem sim uma identificação, que seria o adesivo na porta, a chapa vermelha e o luminoso, itens obrigatórios na cidade.

Com a entrevista podemos perceber que o presidente da Associação dos Taxistas diz que está fazendo um ótimo mandato, agora resta para os clientes esperar a melhora nos serviços prestados e fazer o trabalho de fiscalização (que é de responsabilidade do departamento de trânsito e da própria associação), para não se frustar em uma corrida ou sofrer abusos nas taxas.

Gerson de Souza (58), presidente da Associação dos Motoristas e Taxistas de Três Lagoas.Foto: Rádio Caçula

O marido da Diretora do Deptran, Creuza Ramos foi sorteado, o ano passado na câmara dos vereadores para a posse em uma vaga de um ponto de táxi na cidade.Foto: Divulgação

Creuza Ramos fez uma reunião com os taxistas para normas e uso do ponto no Aeroporto Municipal.Foto: Divulgação

Aeroporto Municipal de Três Lagoas ainda não oferece estrutura tanto para clientes quanto para prestadores de serviços.Foto: Divulgação

Toninha Campos fez inúmeras perguntas enviadas pela população ao presidente da Associação.Foto: Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PMA apreende cigarros contrabandeados durante operação em Três Lagoas

Carga ilícita foi encontrada escondida em caminhão durante patrulhamento na BR 158

SMS esclarece falta de Paracetamol + Codeína e explica ausência de matéria-prima para a produção

Segundo a Secretaria, a indústria farmacêutica responsável já atua para regularizar o fornecimento, entretanto, a normalização do abastecimento pode levar um tempo.

Veja o que abre e o que fecha na Prefeitura de Três Lagoas durante o ponto facultativo de Carnaval 2026

Desta forma, a Prefeitura de Três Lagoas informa quais são os setores que estarão fechados e quais funcionarão neste período carnavalesco.