07/01/2014 – Atualizado em 07/01/2014
Alinhada com a ONU, indústria de celulose apresenta moderno e eficiente sistema de tratamento de água e efluentes em fábrica em Três Lagoas (MS)
Por: Assessoria
O ano de 2013 foi eleito mundialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Cooperação da Água. Em sintonia com o momento vivido internacionalmente, a Eldorado Brasil (www.eldoradobrasil.com.br), a maior e mais moderna indústria de celulose do mundo, fechou o primeiro ano de funcionamento da Estação de Tratamento de Água e Efluentes com experiências positivas e muita água tratada.
Com pouco mais de um ano de operação, a fábrica conta com um moderno sistema composto por duas estações, uma de Tratamento de Água (ETA) e outra de Tratamento de Efluente (ETE). “A água é parte fundamental do processo produtivo da celulose. No projeto da construção da fábrica, investimos no que havia de mais eficiente e moderno para tratarmos a água que entraria na cadeia de produção e que sairia do processo, após novo tratamento, para ser devolvida ao rio Paraná”, explica o gerente de Recuperação de Utilidades da Eldorado, Murilo Sanches.
Para produzir 1,5 milhão de toneladas de celulose por ano, a Empresa conta com água tratada em várias etapas. Do viveiro, onde as mudas de eucalipto são cultivadas, à lavagem dos cavacos e ao branqueamento da celulose, a água é fundamental. “Tratamento da água retira matéria orgânica e deixa a ponto de uso, antes de a água entrar no processo industrial. Quando as mudas são pequenas elas precisam ser regadas. As toras de eucalipto são picadas em cavacos, que também precisam ser lavados para entrarem no processo de separação da celulose e da lignina da madeira. Como a celulose sai marrom, a água também faz parte do processo de branqueamento, que deixa a celulose com o aspecto mais popularmente conhecido”, completa.
Na linha industrial, a água ainda passa por micro processos e vira vapor, usada nas caldeiras para geração de energia.
Como funciona o tratamento da água
Na maioria das estações de tratamento, a água captada passa por um pré-tratamento químico conhecido como dosagem. Ela fica um tempo em espera e decantação aguardando a reação dos produtos, que aglutinam a matéria orgânica no fundo do recipiente suspendendo a água limpa.
A Eldorado usa um processo mais avançado e altamente tecnológico de compressão de ar, que injeta oxigênio e promove a suspensão da matéria orgânica. Depois do pré-tratamento, a água passa por filtro de areia, para tirar qualquer tipo de matéria orgânica. “A água com impurezas não oferece o mesmo resultado, por isso precisa estar muito limpa antes de entrar no processo industrial”, afirma Sanches.
Com capacidade para tratar até 7.500 metros cúbicos de água por hora, a Eldorado Brasil processa em suas estações diariamente água equivalente a que seria usada em uma cidade com cerca de 1 milhão de habitantes, como Campinas, em São Paulo.
Entenda o tratamento de efluentes
Depois do processo produtivo, a água volta para o rio Paraná com vazão mínima de consumo. A Empresa usa duas correntes de efluentes: uma com fibra e outra sem fibra. A com fibra é composta por um decantador primário que separa parte da celulose lavada (processo de decantação) e retira fibra utilizada em papéis recicláveis. No tanque de equalização, ajusta o PH, para que a água entre novamente no processo.
No processo sem fibra, a água entra automaticamente e se junta com fibra para o tratamento biológico, que remove as matérias químicas do efluente. “Usamos o melhor processo disponível internacionalmente e dentro da legislação ambiental, contribuindo com a limpeza e preservação do rio Paraná e das águas do Brasil”, afirma o especialista.
Sobre Eldorado Brasil
A Eldorado Brasil é uma empresa brasileira com alcance global que produz celulose a partir de florestas certificadas de eucalipto – fonte 100% renovável – com garantia de práticas sustentáveis, aliadas à alta tecnologia, inovação de processos, valorização de pessoas e foco no cliente interno e externo. Instalada em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, tem logística integrada e rede de distribuição estrategicamente localizadas nos principais mercados consumidores.
