06/01/2014 – Atualizado em 06/01/2014
Trilhos do contorno ferroviário estão “abandonados” em canteiro de obras
A Rádio Caçula obteve a informação exata do local onde estavam os trilhos do contorno ferroviário; o local não foi divulgado pelas autoridades que preferem esquecer a promessa anunciada há anos para a população três-lagoense
Por: Marco Campos
A execução prevista para a obra do contorno ferroviário seria de 300 dias. A informação foi falada e confirmada em uma coletiva à imprensa no gabinete da prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura (PMDB) no dia 10 de agosto de 2010. Desde então, iniciou-se uma “novela” e ao iniciarmos o ano de 2014, a prefeita da cidade e demais autoridades de Mato Grosso do Sul, inexplicavelmente se calaram sobre o assunto da obra que está paralisada por mais de dois anos.
Em continuidade a sequencia de matérias jornalísticas investigativas que a Rádio Caçula passou a divulgar, tem como objetivo mostrar e comprovar através de fotos onde o dinheiro público está sendo gasto e aplicado.
A publicação no site da emissora Rádio Caçula iniciou nesta segunda-feira (06) e conforme a direção da empresa, uma vez ao dia, uma nova matéria sobre as obras públicas inacabadas que permanecem no abandono serão mostradas.
Conforme foi falado pela prefeita Márcia Moura em 2010, o contorno ferroviário iria tirar o tráfego de cargas do centro da cidade, gerando mais segurança e tranquilidade para as famílias. Conforme a prefeita, os 12 quilômetros de trilhos estariam vindo da Turquia.
Mas apesar da longa viagem até seu destino final, os materiais foram deixados e esquecidos pelas autoridades, conforme mostra através do flagrante dos trilhos e demais materiais que estão em um espaço ao lado da BR-158, na rodovia que liga Três Lagoas a Brasilândia.
Já em 2011, no dia do aniversário de Três Lagoas, no dia 15 de junho, Márcia Moura acompanhou a comitiva da governadoria nas obras do contorno e fez uma visita às obras localizada às margens da BR-262, que liga o município de Três Lagoas a Campo Grande.
Na ocasião, as autoridades conheceram o andamento da obra, cumprimentaram trabalhadores e indagaram os responsáveis do empreendimento sobre o cronograma de execução da obra, que já tem uma profundidade de 18 metros.
Em 17 de agosto de 2013, Márcia Moura novamente informou a população três-lagoense – durante o evento do MS Forte 2, realizado em Campo Grande-MS – a data do término e inauguração do novo contorno.
“Acredito que até o final do ano o contorno deverá estar pronto. Junto dele temos o governo do Estado que também está nos ajudando no asfalto em frente ao Aeroporto Municipal e mostrando a todos o comprometimento que tem com a população do Estado.
O cidadão está sendo visto por todos os ângulos e é difícil de ver nesse país um governo que esteja entregando R$ 3,6 bilhões aos seus municípios”, elogiou Márcia Moura naquele dia.
RETOMADA DA OBRA
A obra do contorno ferroviário lançada oficialmente no dia 02 de julho de 2010 teria que recomeçar suas obras em 30 dias a contar do dia 16 de novembro de 2013, conforme foi anunciado pelo secretário estadual de Obras, Edson Giroto,
Mas isso não aconteceu e o dinheiro público gasto até o momento com estimativa final de 45 milhões está indo “terra a baixo”, conforme mostram as fotos das erosões que destrói o que foi feito há anos.
Segundo ainda Giroto, no início de novembro do ano passado, chegaram ao canteiro de obras trilhos e dormentes, materiais que geraram a suspensão da obra.
“Quando houve mudança no Ministério dos Transportes, com nomeação do novo ministro, também houve alteração na estrutura do DNIT. A nova direção tirou os trilhos e dormentes do contrato e resolveu fazer a compra por leilão. Com isso, a obra atrasou, precisamos fazer toda a reprogramação e ter aprovação do DNIT”, explicou Giroto.
O destino do material deixado no canteiro – conforme mostraram as fotos – não tem local certo ou ponto onde será instalado.
A então, vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet também esteve em Três Lagoas no dia 10 de outubro de 2013 e falou em sua coletiva à imprensa de Três Lagoas no gabinete da prefeita Márcia Moura (PMDB) sobre a revitalização da área central de Três Lagoas.
No dia da visita – durante a coletiva – Simone anunciou investimentos para a área central de Três Lagoas em aproximadamente R$ 15 milhões. A verba destinada ao município não será em forma de dinheiro e sim, através de emendas parlamentares disponibilizadas ao longo dos anos.
A revitalização do centro comercial da cidade ainda não teve uma data confirmada para iniciarem as obras.







-
Content section component
-

-

-

-

-

-



