33 C
Três Lagoas
domingo, 15 de fevereiro, 2026

Mario Cesar irá recorrer de decisão e julgamento de Bernal pode ser retomado em 2014

27/12/2013 – Atualizado em 27/12/2013

Prefeito e o desembargador que derrubou liminar ontem são considerados velhos companheiros

Por: Correio do Estado

A guerra de decisões de plantonistas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) salvou, ontem (26), o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), de ser cassado pela Câmara Municipal de Campo Grande. Numa decisão polêmica do vice-presidente do TJMS, desembargador João Batista da Costa Marques, de plantão até o dia 31, foi determinada a suspensão da sessão de julgamento para votar o pedido de cassação do mandato de Bernal. Desta vez, João Batista não só suspendeu a sessão de julgamento, como concedeu liminar para anular de pleno direito os trabalhos da Comissão Processante. Assim, o presidente da Câmara Municipal, Mario Cesar (PMDB), irá recorrer da decisão, mas a expectativa é do eventual julgamento de cassação do mandato de Bernal ser retomado em 2014, se conseguir reformar a decisão de João Batista, de acordo com matéria publicada hoje (27), no jornal Correio do Estado.

Para os vereadores, a decisão de João Batista é controvertida porque reformou a decisão da plantonista anterior, desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges. Quando negou pedido do prefeito para suspender a Comissão Processante da Câmara Municipal, ela ressaltou que “esta decisão não comporta reconsideração, enquanto perdurar o plantão Judiciário do recesso forense, porquanto proferida neste período, em razão da vedação contido no art. 5º do Provimento 302/2013”.

Segundo vereadores da oposição tal fato viola a regra que limita a atuação dos plantonistas do Tribunal de Justiça. Alguns deles suspeitam, inclusive, da interferência do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB), para o desembargador intervir no Legislativo Municipal. Ele já tinha declarado, recentemente, que faria Bernal voltar em 24 horas para o cargo se fosse cassado. Mas vereadores da oposição acreditam que nem foi preciso cassar o prefeito para permanecer no cargo com a intervenção do Tribunal sobre o Legislativo. Frustrados, os vereadores só deverão voltar a discutir o caso no início de janeiro quando outro plantonista, presidente do TJMS, desembargador Joenildo de Sousa Chaves, irá analisar o recurso contra a decisão de João Batista. A reportagem é de Adilson Trindade e Jéssica Benitez.

Foto: IMAGEMPedro Chaves, Bernal, Chadid e João Batista são considerados velhos companheiros

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jardim Itamaraty, Nossa Senhora de Fátima e Eunice recebem obra de pavimentação e drenagem

As melhorias também preveem a construção de passeios com acessibilidade nas esquinas e a implantação de sinalização horizontal e vertical, reforçando a segurança de pedestres, ciclistas e condutores.

PROCON-TL divulga pesquisa de preços de carnes em Três Lagoas

Os valores divulgados correspondem aos menores preços encontrados durante o período da pesquisa, não sendo necessariamente promocionais, e podem sofrer alterações.

Ambulantes que se formalizaram como MEI crescem 45% em 2 anos

Mais de 56 mil se formalizaram como microempreendedor em 2025