25.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 10 de março, 2026

Jornalista é agredida após escrever artigo crítico sobre ministro

26/12/2013 – Atualizado em 26/12/2013

Por: Terra

Uma proeminente ativista e jornalista foi brutalmente agredida nessa quarta-feira em Kiev, capital da Ucrânia, no último ataque de uma série contra manifestantes e membros da oposição em meio a semanas de protestos pedindo a saída do presidente Viktor Yanukovych e de seu gabinete, de acordo com informações da agência AP.

Centenas de colegas jornalistas e oposicionistas se reuniram perto do Ministério do Interior depois do ataque a Tetyana Chernovil, exigindo a renúncia do ministro Vitali Zakharchenko. Alguns seguravam retratos de Chernovil, que tem sido uma das líderes das grandes manifestações que tem acontecido em Kiev há mais de um mês, desde que o presidente Yanukovych decidiu recusar um acordo de associação política e de livre comércio com a União Europeia para se aliar aos russos.

Tetyana Chernovil, 34 anos, foi atacada quando dirigia até sua casa. Seu carro foi encurralado por outro e, ao tentar fugir, teria sido agredida por vários homens. A jornalista teve uma concussão, além de fraturas no nariz e rosto, de acordo com seu marido, Mykola Berezovy. O incidente aconteceu horas depois de Chernovil publicar um artigo sobre uma residência que estaria sendo construída para o ministro Zakharchenko.

O presidente Yanukovych condenou o incidente e ordenou uma investigação completa. O campeão mundial de boxe e líder oposicionista, Vitali Klitschko, acusou as autoridades de tentar intimidar ativistas e pediu um boicote nacional sobre o governo. “Eles querem paralisar as pessoas com medo. Isso não vai acontecer”, disse Klitschko.

“Nós expressamos nossa preocupação com uma série de eventos similares nas últimas semanas, tendo como alvos indivíduos, propriedade e atividade política”, afirmou em nota a embaixada dos Estados Unidos no país europeu.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Interrogatório de réu por feminicídio de Vanessa Ricarte é adiado pela Justiça

Audiência foi suspensa por falta de relatório com extração de conversas do celular do acusado

Sebrae promove sessão de negócios para conectar e fortalecer empreendedoras

Evento será na próxima quinta-feira (12) e integra programação especial no mês de março, dedicada ao empreendedorismo feminino em Mato Grosso do Sul Mulheres que...

Prefeito de Santa Rita do Pardo cumpre agenda em Brasília e garante apoio para reconstrução de pontes

Durante reunião com Senador Nelsinho Trad, prefeito assegura apoio para reconstrução de pontes e aquisição de maquinário