21/12/2013 – Atualizado em 21/12/2013
O material, segundo a Agência de Trânsito, é usado em grandes cidades e nas autoestradas
Por: Correio do Estado
A Prefeitura de Corumbá está testando um novo material na pintura das faixas de pedestres na área central da cidade. Trata-se do laminado preformado elastroplástico retrorefletivo e antiderrapante, bastante utilizado em sinalização horizontal de pavimentos nos grandes centros e em autopistas.
O teste foi iniciado ontem (20) na região central da cidade e, dependendo do resultado, será utilizado nas principais na implantação de faixas de pedestres das principais vias da área urbana, com grande fluxo de veículos. A informação é da diretora-presidente da Agência Municipal de Trânsito Transporte, Silva Ricco.
A diretora adiantou que o elastoplástico, em grandes cidades e nas autoestradas, tem se mostrado resistente à circulação intensiva de veículos e ao tempo. Conforme estudos, o material resiste eficazmente ao atrito, assegurando uma duração superior a três anos com tráfego superior a 20.000 veículos/dia, em condições adequadas do pavimento. ““Aqui em Corumbá, a durabilidade deverá girar em torno de quatro a cinco anos”, observou.
Silvana explica que o produto tem excelente adaptação à superfícies lisas ou texturizadas, como em pavimentos asfálticos, concreto rígido, paralelepípedos ou em lajotas. “Aqui, está sendo aplicado sobre as lajotinhas que compõem às faixas de pedestres no centro, mas, em um segundo momento, se aprovado, será aplicado em piso com asfalto”, disse.
É antiderrapante, tanto em condições de pavimento seco ou molhado. O material é fixado ao piso por meio de um aderente líquido próprio, na quantidade necessária e capaz de realizar uma perfeita soldadura da superfície da faixa ao solo.



