21.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de agosto, 2025

Mulheres ganham espaço em cargos estratégicos da Eldorado Brasil

20/12/2013 – Atualizado em 20/12/2013

A baiana Bárbara Maria de Almeida é uma das profissionais que está à frente da operação do sistema que controla todo o processo de produção de celulose da Empresa

Por: Assessoria

Produzir 1,5 milhão de toneladas de celulose branqueada por ano exige empenho, tecnologia e uma equipe altamente capacitada. Para isso, a Eldorado Brasil (www.eldoradobrasil.com.br), maior e mais moderna indústria de celulose do mundo, investe em treinamento e desenvolvimento profissional e isso tem destacado muitos talentos.

Bárbara Maria de Almeida é um destes exemplos. Aos 33 anos a baiana, natural de Porto Seguro, soube que um curso Técnico em Celulose do SENAI – PR seria ministrado em sua cidade. Curiosa, inteligente e perspicaz, após concluir a especialização, a jovem foi selecionada para um estágio, treinada e, desde então, não saiu mais da área. “Não sabia exatamente o que um técnico em celulose faria, mas me interessei pelo curso, gostei e há quase dez anos este é meu mundo”, comenta.

Na Eldorado desde março de 2012, Bárbara assumiu em outubro a função de operadora de Sistema Digital de Controle Distribuído (SCDC). Ela é uma das poucas mulheres no Brasil a operar o sistema que permite o controle do processo de produção de celulose. “Agora sou uma das responsáveis por monitorar e controlar todas as variáveis do processo, utilizando algumas ferramentas de alta tecnologia para atingir os parâmetros de qualidade exigidos pelo mercado, com foco na segurança e mínimo impacto ambiental, contando com o suporte dos operadores de área”, explica a jovem.

A especialista acredita que comprometimento e reponsabilidade são as chaves para mulheres ingressarem em áreas predominantemente masculinas. “No início, existia o receio de não ser aceita no meio e isso gerava certo desconforto. Os paradigmas foram quebrados e aqueles que não estavam acostumados a trabalhar com mulheres entenderam que somos profissionais com a mesma capacidade técnica e produtiva. Atuando com comprometimento e responsabilidade, tenho tranquilidade e segurança no desempenho das minhas funções”, conta.

Para quem quer ingressar na área, Bárbara dá dicas que valem para homens e mulheres. “É preciso não ter receio de atuar na área industrial e buscar a habilitação necessária, pois, estes são os únicos obstáculos, uma vez que as barreiras da atuação feminina nesta área já foram rompidas”.

Sobre a Eldorado Brasil

A Eldorado Brasil é uma empresa brasileira com alcance global, que opera a maior e mais moderna fábrica de celulose branqueada de eucalipto do mundo. Com foco no atendimento ao cliente e no respeito ao meio ambiente, controla toda a cadeia de suprimentos com florestas próprias e certificadas, logística integrada e rede de distribuição, estrategicamente localizadas nos principais mercados consumidores.

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Festa do Folclore reúne cultura, tradição e show inesquecível de Eduardo Costa

A cidade viveu uma noite memorável durante a tradicional Festa do Folclore, que mais uma vez encantou o público com sua mistura vibrante de...

Motociclista quase sofre acidente com linha de pipa cortante em Três Lagoas e faz apelo à população

Rafael Basilio relatou em rede social o risco que enfrentou ao ser surpreendido por linha com cerol ou chilena no centro da cidade e cobrou mais responsabilidade de pais e fiscalização das autoridades

Baratta conquista 4º lugar nos Jogos Mundiais ABADÁ-Capoeira 2025

José Augusto Dias Baratta representa o Brasil no Rio de Janeiro e entra para o ranking dos melhores do mundo na categoria “Viola”