24.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 14 de novembro, 2025

Risco de surto de lagarta destruidora deixa quatro cidades em emergência

19/12/2013 – Atualizado em 19/12/2013

Por: Correio do Estado

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) decretou estado de emergência fitossanitária em quatro municípios de Mato Grosso do Sul por conta do risco de surto da praga Helicoverpa armigera.

Naviraí, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Maracaju terão um plano de supressão da praga e medidas emergenciais. Conforme a Portaria nº 1.109, do Mapa, as ações serão tomadas pelo Órgão Estadual ou Distrital de Defesa Agropecuária, e deverão ser adotadas com base no plano de manejo definido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

O plano de intervenção tem vigência de um ano. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (19).

Helicoverpa armigera é uma lagarta identificada recentemente, que tem surpreendido produtores e pesquisadores pelo seu poder de destruição, causando prejuízos, principalmente, às lavouras de milho, soja e algodão.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pré-matrículas da REME 2026 começam em dezembro em Três Lagoas

Cadastro para novos estudantes inicia em 2 de dezembro, com etapas divididas entre dezembro e janeiro confirmação da vaga será presencial. A Prefeitura de Três...

‘A casa vai cair, terês-lagoas’: Ademir Firmino relembra trajetória no rádio e na Caçula FM

Em entrevista especial pelo mês dos 70 anos da Caçula, radialista revive histórias, bastidores e momentos marcantes de mais de três décadas no ar.

MS confirma implantação de três mega usinas solares com investimento de R$ 5,1 bilhões

Projetos vão elevar em 45% a potência instalada do Estado e suprir até 63% do consumo atual