22.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 13 de fevereiro, 2026

MPE pede novamente afastamento de Bernal por prejuízo aos cofres públicos

12/12/2013 – Atualizado em 12/12/2013

Por: Record MS

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MP/MS) entrou nesta quarta-feira (11), com mais um pedido de afastamento de cargo do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal e o Secretário Municipal de Planejamento, Finanças e Controle, Wanderley Ben Hur da Silva. Segundo o MPE, os dois teriam cometido atos de improbidade administrativa.

O relatório elaborado pelo Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução do Ministério Público (DAEX), aponta prejuízo valor de R$ 110 milhões e 412 mil ao erário público.

Foram investigadas irregularidades na abertura de créditos suplementares sem autorização legislativa pelo Poder Executivo Municipal, bem como sobre os remanejamentos, transposições e transferências orçamentárias sem a respectiva anuência legal, contrariando o inciso VI, do art. 167 da Constituição Federal.

O Ministério Público, diante das irregularidades e prejuízos causados, requereu a antecipação dos efeitos da tutela com a finalidade de afastar do cargo Alcides Bernal e Wanderley Ben Hur da Silva.

Nova Ação

Esta é a segunda ação do Ministério Público Estadual que pede o afastamento de Alcides Bernal. No último dia 17 de outubro, o MPE pediu o afastamento do prefeito, também por improbidade administrativa.

A primeira ação do MPE teve como base o relatório final da CPI da Inadimplência. O documento apontava a inadimplência da atual administração com os fornecedores e prestadores de serviços, uma vez que mesmo liquidada a despesa, empresas, fornecedores e credores ficaram sem receber a ordem bancária, além de outros atrasos.

Para o MPE, a inadimplência por parte do município fez criar uma falsa caracterização de emergência, pois o prefeito Acides Bernal criou um cenário aparente de necessidade de contratações emergenciais irregulares.

Somente neste ano a administração de Bernal contratou três empresas emergências, são elas: Salute, MegaServ e JáGás.

Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sexta-feira será de sol, calor e possibilidade de chuva em Três Lagoas

Aproximação de uma frente fria pode provocar chuvas com raios e rajadas de vento no Estado

Comerciantes do Centro denunciam ameaças e danos após confusões envolvendo criança em Três Lagoas

Menor teria ameaçado funcionárias com estilete, tentado levar produtos e causado transtornos em estabelecimentos

Vigilância Sanitária alerta para riscos de canetas emagrecedoras irregulares em MS

Matheus Moreira Pirolo alertou sobre os riscos da automedicação, além das mortes em investigação e o combate ao comércio clandestino