23.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 13 de fevereiro, 2026

Romeu de Campos entrevista o Desembargador Dr. Francisco Lima que traz grandes notícias para Três Lagoas

11/12/2013 – Atualizado em 11/12/2013

O Tribunal Regional do Trabalho de Três Lagoas participou de eventos na semana passada que visam a prevenção de acidentes e conciliação para finalização de processos

Por: Rayani Santa Cruz

O Desembargador Dr.Francisco Lima juntamente com o juiz da 1° vara do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) Marcelo Barufi e Celzo Moreira Chefe de Controle Interno do TRT estiveram nesta manhã nos estúdios do programa Linha Direta com a Notícia, explanando sobre as varas da cidade e volume de processos trabalhistas.

Dr. Francisco Lima atualmente mora em Brasília, ele foi o 1° juiz do TRT em Três Lagoas, e almeja a criação de novas varas trabalhistas para a cidade.
Na semana passado houve um evento destinado a discussão sobre o trabalho seguro e prevenção de acidentes que reuniu cerca de 8 mil trabalhadores o evento visava a conscientização dos trabalhadores para o uso de equipamento de proteção individual (EPI), e também conscientizar as empresas responsáveis pelas contratações. Os representantes do TRT participaram do ato juntamente com autoridades da cidade.

Segundo Dr.Lima Três Lagoas atualmente é a terceira cidade do Estado em volume de acidentes, sendo que existe apenas duas varas para atender a população, assim o município superou a capital e Dourados em número de processos por vara.

Para o desembargador o desenvolvimento e alto crescimento da cidade é o causador da grande demanda de processos trabalhistas, por isso na visão do mesmo é necessário a criação de mais duas varas trabalhistas para atendimento.

Essa semana Dr. Fracisco estará fazendo reuniões com advogados e juízes, ouvindo reivindicações, queixas e sugestões, este processo de correção acontece anualmente verificando as necessidades dos magistrados e ouvindo a comunidade, “O TRT de Três Lagoas está sendo bem cuidado, mas precisamos e estamos desenvolvendo um projeto para criar duas varas, e o apoio da comunidade é importante para nós” afirmou Dr. Lima.

Sobre a semana da conciliação Dr. Francisco Lima afirmou que o número de litígios é muito grande e que infelizmente as pessoas muitas vezes não querem a conciliação, na visão dele é necessário um nova forma de educação desde o ensino fundamental, “É preciso educar as pessoas, criar uma cultura de conversa e melhor diálogo, o sindicato que representa o trabalhador deveria interferir melhor nas questões e deveríamos procurar desenvolver um novo papel na formação dos novos advogados, hoje em dia, o acadêmico de direito sai da faculdade preparado para um processo de litígio e não de conciliação, isto evitaria as grandes demandas de processos”.

Para Três Lagoas

Com exclusividade a reportagem da Rádio Caçula recebeu a informação de que provavelmente em fevereiro de 2014, o prédio do TRT receberá uma reforma e uma nova sala para atendimento, os tramites para a criação de uma nova vara trabalhista já estão em andamento, o Dr. Lima diz que está verificando possibilidades para a construção ou apoio da prefeitura para locação de um prédio.

Há também a ideia de criação de um Núcleo de Conciliação ou até mesmo uma sala para atendimento, pois ainda não existe uma equipe que faça somente esse trabalho na cidade.

Muito simpático o Desembargador Dr. Francisco Lima agradeceu a população de Três Lagoas pela participação nos eventos programados pelo TRT/TL, e diz estar muito entusiasmado com a possibilidade de ampliação no atendimento aos três-lagoenses.

O Desembargador Dr. Fracisco Lima tem projetos de construção de mais duas varas trabalhistas na cidade.Foto: Rádio Caçula

O Juiz da 1° Vara Trabalhista Marcelo Barufi conversou sobre o trabalho do TRT em Três Lagoas.Foto: Rádio caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Comerciantes do Centro denunciam ameaças e danos após confusões envolvendo criança em Três Lagoas

Menor teria ameaçado funcionárias com estilete, tentado levar produtos e causado transtornos em estabelecimentos

Vigilância Sanitária alerta para riscos de canetas emagrecedoras irregulares em MS

Matheus Moreira Pirolo alertou sobre os riscos da automedicação, além das mortes em investigação e o combate ao comércio clandestino

Vereadores antecipam sessão e aprovam Seminário para tratar de programa estadual de regularização fiscal

Pauta da sessão inclui ainda indicações para representantes da administração municipal