34.6 C
Três Lagoas
sábado, 8 de agosto, 2026

Município participa na formação da Enciclopédia das Águas

06/12/2013 – Atualizado em 06/12/2013

Proposto pelo Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, o projeto tem apoio do Governo do Estado, por meio da Sanesul e participação da Prefeitura de Três Lagoas

Por: Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Assessoria de Gabinete da prefeita Marcia Moura (PMDB) participa de modo ativo no apoio, levantamento e contribuição de informações, registros e documentos para a formação da Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul.

O projeto, há tempos idealizado e proposto pelo Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS), foi apresentado ao governador André Puccinelli, no início de novembro, na Governadoria, em Campo Grande.

Com total apoio do governo do Estado, oficializado por meio de Convênio IHGMS-Sanesul (N.005/2013), a grande maioria das Prefeituras de Mato Grosso do Sul, incluindo a de Três Lagoas, decidiu participar e colaborar na formação da Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul.

De imediato, por determinação da prefeita Marcia Moura, foi designado o geógrafo Otony Ávila Ornellas, servidor lotado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, como diretor do Departamento de Turismo, para participar como “colaborador”, no processo de formação da Enciclopédia das Águas.

De posse da “carta hidrográfica”’ do município de Três Lagoas, Otony Ornellas vem desenvolvendo uma série de trabalhos, propostos pelo IHGMS: confirmar, complementar ou corrigir o nome de “corpos d’água” que banham o território municipal, ou seja, lagoas, lagos, rios, córregos, ribeirões e outros; pesquisar o nome dos corpos d’água que aparecem no mapa, sem a devida identificação e escrever esses nomes; juntamente com a denominação, pesquisar e informar se existe alguma festa ou evento cultural, ligado a algum curso d’água, atrações turísticas, pousadas e outros; descrever, quando possível, contextos históricos dos referidos corpos d’água do Município, ou seja, se foi local de batalhas, origem de formação de cidade, etc.

“O que temos são cartas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), feitos na década de 1970”, informou Otonny.

“Além das pesquisas, o levantamento baseou-se também em estudos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS- Três Lagoas) e em importantes informações populares, a tradição de conhecimentos que passam de geração em geração”, completou.

A entrega de todo esse material para a formação do Atlas foi na última terça-feira (3), em Capo Grande. O lançamento final do material impresso está previsto para o final do mês de março de 2014. Por fim, as demais complementações, por meio dos amplos e variados recursos da mídia virtual, que deverão ser periodicamente atualizados, serão apresentadas até meados de 2014.

BACIA HIDROGRÁFICA

O município de Três Lagoas encontra-se localizado na Bacia Hidrográfica do Paraná e ainda apresenta em seu território duas sub-bacias, a do Rio Verde e a do Rio Sucuriú.

E a Hidrografia do Município de Três Lagoas é composta pelos rios Paraná, Pombo Sucuriú e Verde. Existem ainda os ribeirões Baguaçú, Bonito, Brioso, Campo Triste, Imbaúba, Palmito, Piaba e Prata.

Na lista dos principais córregos, Otonni fez constar os seguintes: Azul, Boa Vista, Cervo, Estiva, Jacaré, Lajeado, Moeda, Pontal, Porto, Pratinha, Taboca e Urutu.

INÉDITO

Existem trabalhos semelhantes em vários Estados, sobre estudos de bacias e recursos hídricos. “No entanto, o trabalho de formação da Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul é inédito no Brasil”, observou Otonny.

“O diferencial deste trabalho, pelo que vem sendo feito, está numa série de questões, que são abordadas e registradas para informação e subsídios”, explicou.

O diretor de Turismo e “colaborador municipal” citou como exemplos desse diferencial as seguintes questões que irão constar na Enciclopédia das Águas: História; Cultural e Econômica, como fontes de informações para o desenvolvimento do turismo e outros projetos de investimentos; Etimologia (estudo da origem dos nomes); e a importância do fomento e incentivo à pesquisa.

A avaliação como “trabalho inédito” também foi expressa pelo presidente do IHGMS, historiador Hildebrando Campestrini, quando da exposição do projeto ao governador André Puccinelli.

Segundo o historiador, ao mesmo tempo em que contribui para o acervo histórico do Estado, a Enciclopédia das Águas conterá uma gama de informações essenciais também para a gestão ambiental.

O estudo “permite o diagnóstico das condições das águas e contribui também para a área turística, porque o mapa hidrográfico é fundamental para o embasamento de todo e qualquer projeto”, ressaltou Campestrini.

Mato Grosso do Sul possui “uma rede hidrográfica invejável, não só pela distribuição, mas também pelo volume. Isso tem que ser bem conhecido, porque como podemos ter domínio daquilo que não conhecemos?”, comentou.

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Carga ilegal é descoberta em carro e dois são presos com 7 mil maços de cigarros na BR 262

PRF interceptou o veículo em Água Clara, onde mercadoria contrabandeada estava escondida na parte traseira e seria levada até Inocência

PRF encontra 5,4 kg de haxixe camuflados dentro de carro na BR 158

Droga estava dividida em 18 volumes escondidos no acabamento do veículo, onde motorista foi preso após confessar que pegou o carro carregado em Ponta Porã

TJMS suspende expediente por quatro dias e mantém apenas atendimento de urgência

Plantão judicial começou às 19h desta sexta-feira, onde funcionamento normal será retomado na quarta-feira, 12
error: Conteúdo Protegido