20.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 11 de fevereiro, 2026

Grupo pede apoio do Legislativo para melhorar receita do lar dos velhos

27/11/2013 – Atualizado em 27/11/2013

Por: Assessoria

O presidente da Câmara Municipal, Jorginho do Gás (PSDB) recebeu, na manhã desta quarta-feira (27), integrantes do Conselho Municipal do Idoso (CMDI) e da diretoria do Lar dos Velhos Eurípedes Barsanulpho, que apresentaram um resumo do trabalho assistencial prestado no município e de necessidades para a reestruturação financeira e ampliação de 20 vagas no atendimento.

De acordo com o presidente do Conselho Administrativo, Cristovão Lages Canela, o asilo hoje tem uma receita de pouco mais de R$ 28 mil, por meio de repasses públicos municipais, estaduais e federais, porém os custos chegam a R$ 60 mil para atendimento dos 32 internos atuais. Para complementar são realizadas várias ações. Visando sanar este déficit, a comissão apresentou a Jorginho a reivindicação de alterações na lei municipal 2.148, de 2007 – que criou o Conselho Municipal do Idoso e o Fundo Municipal do Idoso – de forma que seja possível captar recursos de pessoas físicas e jurídicas, com a possibilidade de abatimento das doações no imposto de renda.

Segundo o advogado Márcio Aurélio de Oliveira, que atua no CMDI e no lar, a lei municipal criada em 2007 precisa ser atualizada, já que houve alteração federal, em 2010, permitindo a captação de recursos privados e promovendo mudanças sobre a gestão do Fundo do Idoso. Com estas medidas, eles avaliam que não só o Lar, mas outros serviços filantrópicos de assistência ao idoso poderão ser beneficiados com recursos privados, sem que onere os cofres municipais.

Pela lei federal, é possível a dedução de 1% do imposto devido pelas pessoas jurídicas e até 6% para as pessoas físicas, com destinação destes valores para o Fundo do Idoso. No entanto, as doações são direcionados, pelo doador, para as entidades que ele pretende auxiliar. Cabe ao CMDI gerir o fundo e definir os critérios necessários para habilitação das entidades.

Jorginho do Gás convidou a comissão para participar de reunião com todos os vereadores, na próxima terça-feira, para que apresentem as reivindicações. “Todos conhecemos a importância do trabalho voluntário de vocês e, juntos, com certeza, vamos nos empenhar para fazer as alterações necessárias na lei. No entanto, temos que conversar com o Executivo também, para não ficar nenhuma dúvida”, explicou o presidente do Legislativo.

Além de Canela e Oliveira, participaram da reunião a presidente do CMDI, Dora Zuque, e Zélia Teodoro Dias, coordenadora da Assistência Social Espírita (ASE) , setor da Fraternidade Espírita, mantenedora do Lar dos Velhos.

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Quarta-feira será de calor intenso e instabilidades em Três Lagoas

Manhã terá sol e variação de nuvens, enquanto regiões do norte e nordeste seguem sob influência de uma zona de convergência, que provocará pancadas de chuvas

Grupo de atividade física retorna com encontros semanais no bairro Paranapungá

Iniciativa da Saúde da Família incentiva hábitos saudáveis com aulas gratuitas às segundas e quartas-feiras, em Três Lagoas A comunidade do bairro Paranapungá tem mais...

Vamos parar de fumar? Grupo antitabagismo promove encontro em Três Lagoas

Iniciativa da Saúde da Família convida a comunidade a dar o primeiro passo para uma vida sem tabaco em reunião no bairro Paranapungá Na sexta-feira...