26.8 C
Três Lagoas
sábado, 27 de junho, 2026

Grupo pede apoio do Legislativo para melhorar receita do lar dos velhos

27/11/2013 – Atualizado em 27/11/2013

Por: Assessoria

O presidente da Câmara Municipal, Jorginho do Gás (PSDB) recebeu, na manhã desta quarta-feira (27), integrantes do Conselho Municipal do Idoso (CMDI) e da diretoria do Lar dos Velhos Eurípedes Barsanulpho, que apresentaram um resumo do trabalho assistencial prestado no município e de necessidades para a reestruturação financeira e ampliação de 20 vagas no atendimento.

De acordo com o presidente do Conselho Administrativo, Cristovão Lages Canela, o asilo hoje tem uma receita de pouco mais de R$ 28 mil, por meio de repasses públicos municipais, estaduais e federais, porém os custos chegam a R$ 60 mil para atendimento dos 32 internos atuais. Para complementar são realizadas várias ações. Visando sanar este déficit, a comissão apresentou a Jorginho a reivindicação de alterações na lei municipal 2.148, de 2007 – que criou o Conselho Municipal do Idoso e o Fundo Municipal do Idoso – de forma que seja possível captar recursos de pessoas físicas e jurídicas, com a possibilidade de abatimento das doações no imposto de renda.

Segundo o advogado Márcio Aurélio de Oliveira, que atua no CMDI e no lar, a lei municipal criada em 2007 precisa ser atualizada, já que houve alteração federal, em 2010, permitindo a captação de recursos privados e promovendo mudanças sobre a gestão do Fundo do Idoso. Com estas medidas, eles avaliam que não só o Lar, mas outros serviços filantrópicos de assistência ao idoso poderão ser beneficiados com recursos privados, sem que onere os cofres municipais.

Pela lei federal, é possível a dedução de 1% do imposto devido pelas pessoas jurídicas e até 6% para as pessoas físicas, com destinação destes valores para o Fundo do Idoso. No entanto, as doações são direcionados, pelo doador, para as entidades que ele pretende auxiliar. Cabe ao CMDI gerir o fundo e definir os critérios necessários para habilitação das entidades.

Jorginho do Gás convidou a comissão para participar de reunião com todos os vereadores, na próxima terça-feira, para que apresentem as reivindicações. “Todos conhecemos a importância do trabalho voluntário de vocês e, juntos, com certeza, vamos nos empenhar para fazer as alterações necessárias na lei. No entanto, temos que conversar com o Executivo também, para não ficar nenhuma dúvida”, explicou o presidente do Legislativo.

Além de Canela e Oliveira, participaram da reunião a presidente do CMDI, Dora Zuque, e Zélia Teodoro Dias, coordenadora da Assistência Social Espírita (ASE) , setor da Fraternidade Espírita, mantenedora do Lar dos Velhos.

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Uma das maiores Campanhas do Agasalho já realizadas em Três Lagoas inicia entrega às famílias em situação de vulnerabilidade

A Prefeitura de Três Lagoas iniciou, na tarde desta sexta-feira, 26 de junho, a entrega dos agasalhos e cobertores arrecadados durante a Campanha do...

VÍDEO: Casa do Trabalhador oferecerá vagas e orientação profissional na 1ª Feira da Cidadania

A população de Três Lagoas contará com diversos serviços gratuitos durante a 1ª Feira da Cidadania, que será realizada neste sábado (27), das 7h...

VÍDEO: Misto recebe o Aquidauanense neste sábado em Três Lagoas pela Série B estadual

O Misto Esporte Clube, o Carcará da Fronteira, volta a campo neste sábado (27) pela segunda rodada da Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense de...