Internacional – 20/02/2012 – 16:02
O Irã iniciou nesta segunda-feira “grandes manobras para fortalecer a defesa antiaérea” de suas instalações “sensíveis e, em particular, nucleares”, indicou a agência oficial Irna citando um comunicado militar.
Segundo o comunicado da liderança da defesa antiaérea iraniana, as manobras de quatro dias serão realizadas “na metade sul do país”, principalmente em torno do Golfo, acrescentou a agência, informando que recorrerão a uma ampla gama de mísseis, sistemas de radar e à aviação.
Os exercícios, batizados de “Sarollah” (“vingança de Deus”), foram anunciados num momento em que Israel multiplicou as alusões a um possível ataque militar contra as instalações do programa nuclear iraniano.
O Estado hebreu e uma parte da comunidade internacional suspeitam que Teerã, apesar de negar, tenta se dotar de uma bomba atômica sob a alegação de seu programa nuclear civil.
Tal ataque iria ocorrer provavelmente, segundo os especialistas, pelo sul do país, onde as manobras são realizadas.
As manobras anunciadas nesta segunda-feira, que são realizadas em 190 mil km², tentam reforçar a coordenação entre os Guardiões da Revolução, guarda do regime que controla em particular os mísseis iranianos, e as forças armadas tradicionais, disse o comunicado citado pela Irna.
Fonte: Terra