20.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de agosto, 2025

Três Lagoas terá que adotar novo sistema eletrônico na prestação de contas

22/11/2013 – Atualizado em 22/11/2013

Por: Agora MS

A prestação de contas das prefeituras começa a ser feita, a partir do ano que vem, por meio do sistema online, conforme ficou estabelecido durante reunião ocorrida na quinta-feira (21) entre o diretor Geral de Gestão e Modernização do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado), Parajara Moraes Alves Júnior, e o presidente do Confaz-M/MS (Conselho dos Secretários Municipais de Receita, Fazenda e Finanças de Mato Grosso do Sul), Walter Carneiro Júnior.
TCE Municípios começam a prestar contas online a partir de 2014

Presidente do Confaz-M/MS, Walter Carneiro Júnior participou da reunião no TCE – Foto: Chico Ribeiro

Apesar de esse mecanismo ser inédito no Estado, na prática, o TCE apenas readequou a Instrução Normativa nº 35, que estabelece normas visando o envio de documentos a Corte Fiscal.

A decisão do Tribunal de Contas só foi possível graças à reivindicação feita pelo Confaz-M/MS, que justifica a necessidade dessa adequação, notando o grau de dificuldades dos prefeitos no envio dos balancetes pelo modelo convencional.

Em princípio, o sistema só será adotado pelos seis maiores municípios do Estado – Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porá e Naviraí, mas se estenderá a todos a partir de 2016.

O presidente do Confaz-M/MS explicou que o mecanismo será adotado em 2015 pelos municípios acima de 50 mil habitantes e aos demais a partir do exercício financeiro do ano seguinte.

Na prática, as contas dos municípios começarão a tramitar rapidamente, sem precisar que o gestor encaminhe o processo físico para ser digitalizado no setor correspondente do Tribunal, e, posteriormente, siga para tramitação.

A diferença em relação ao modelo convencional é que o gestor nem precisará comparecer ao TCE para protocolizar a documentação. Basta entrar no portal, acessar o sistema e enviar o balancete.

Walter Carneiro Junior avaliou que, além de proporcionar mais celeridade no envio dos balancetes das prefeituras, essa ação conjunta entre o Tribunal e o Confaz-M facilitará de certa forma a vida dos gestores públicos, inclusive acabando com algumas situações em que muitos prefeitos deixam seus mandatos e depois ficam muitos anos devendo explicações ao órgão sob o risco de ficarem inelegíveis.

Ainda segundo o presidente do Confaz-M/MS, a ferramenta desenvolvida, além de agilizar a tramitação dos documentos contábeis, contribuirá com o processo de modernização envolvendo o Tribunal e os órgãos jurisdicionados.

“O Tribunal de Contas tem sido um grande parceiro, sobretudo, pedagógico com os municípios na efetividade de várias ferramentas e normas visando auxiliar o gestor público no encaminhamento das documentações”, destacou Walter Carneiro Júnior, após participar de reunião com os técnicos do órgão relacionada ao Siscont (Sistema de Cadastro Contratual).

Presidente do Confaz-M/MS, Walter Carneiro Júnior participou da reunião no TCE – Foto: Chico Ribeiro

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dia D de Prevenção à Leishmaniose em Três Lagoas registra 175 vacinações e mais de 40 exames

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu na sexta-feira, 22 de agosto, o Dia D de Prevenção...

PRF apreende maconha escondida em fundo falso de caminhonete em Brasilândia

Droga foi encontrada durante fiscalização na BR-158, onde motorista confessou que levaria carregamento de Dourados até Uberlândia (MG)

Motorista bêbado atropela motociclista e causa traumatismo craniano no Santo André

Mulher de 54 anos foi socorrida em estado gravíssimo após colisão, onde suspeito tentou fugir, mas foi contido por populares e preso em flagrante pela Polícia Militar