31.2 C
Três Lagoas
domingo, 28 de dezembro, 2025

PROCON/TL fiscaliza postos de combustível em Três Lagoas-MS

22/11/2013 – Atualizado em 22/11/2013

Por: Redação com informações do PROCON

O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Três Lagoas-MS, órgão vinculado a Secretaria Municipal de Governo, nos dias 20 e 21, funcionários do órgão, Aline Thais dos Santos Nascimento e Luan Mariano dos Santos, fiscalizaram, orientaram e realizaram uma pesquisa de preços, em 16 estabelecimentos que comercializam combustíveis na cidade.

O procedimento adotado foi através de denúncias realizadas no Procon, que gerou uma série de averiguações.Durante a pesquisa foram avaliados os preços dos seguintes combustíveis: Gasolina comum, Gasolina aditivada, Etanol (Álcool) e Diesel comum.

Lilian Campos, Diretora do Procon, ressalta que estas irregularidades não podem acontecer, sendo que o consumidor não pode ser lesado. O objetivo não é penalizar, os donos dos postos e sim de orientar cada vez mais um consumo consciente.

A ação teve como principal objetivo orientar os fornecedores quanto as irregularidades encontradas no comércio, como cobrança indevida no caso de pagamento com cartão de crédito e débito, limitação de valores e produtos nas compras com cartão de crédito, falta de Código de Proteção e Defesa do Consumidor, Afixação de Preços, Venda Casada e outras.
A pesquisa de combustíveis fornece ao consumidor uma amostra das diferenças de preços que ele pode encontrar no mercado, chamando a atenção para a necessidade da comparação antes do abastecimento, diz Lilian.

Dicas para o consumidor:

Na busca pelo menor preço é importante que o consumidor não se esqueça de verificar a qualidade e a procedência dos produtos.

Na hora de abastecer o carro, seja com gasolina ou etanol, o consumidor deve ter alguns cuidados, principalmente com combustíveis adulterados, que podem acabar resultando em danos no motor e, consequentemente, prejuízo no bolso. Por isso, exija sempre o comprovante de pagamento (nota fiscal), pois este documento será importante caso tenha algum problema e necessite reclamar.

Os preços devem estar divulgados de forma clara e ostensiva, de modo a permitir a fácil visualização à distância. E não poderá haver diferenciação de preços pelo fato do consumidor utilizar o cartão de crédito ou débito como forma de pagamento, prática que também deve ser denunciada.

Para maiores duvidas e orientações o Procon/TL atende na Avenida Capitão Olinto Mancini, 2462, Ed. Erpe. No horário de atendimento das 07:00 às13:00 no telefone 151.

Pesquisa de preços, em dezesseis estabelecimentos que comercializam combustíveis na cidade.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Bolsa Família: Confira o calendário de pagamentos do para 2026

Os pagamentos acontecem sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)...

Novo pedinte ocupa o mesmo ponto de “Cheiroso” na Filinto e reacende debate

Vazio deixado no canteiro central foi rapidamente preenchido; aumento de pedintes em diferentes regiões da cidade preocupa moradores e expõe limites das políticas públicas Menos...

Motocicleta é roubada durante a madrugada e recuperada horas depois pela PM

Vítima foi abordada por dois indivíduos encapuzados; veículo foi localizado abandonado no bairro Setsul Uma motocicleta Honda CG 150 Titan, de cor preta, foi roubada...