34.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de agosto, 2025

Homem acusado de aplicar golpes em mais de 30 pessoas é preso

18/11/2013 – Atualizado em 18/11/2013

Por: Ata News

A Justiça de Araçatuba decretou a prisão Walter Luis Scamilha Martins, 46 anos, acusado de aplicar vários golpes tanto no município como em outras cidades da região. Scamilha passou a ser investigado, em fevereiro deste ano, após uma denúncia de estelionato feito por três mulheres com idades de 59 a 69 anos.

Todas foram vítimas do golpe da aposentadoria, aplicada por ele. O acusado já era conhecido dos meios policiais pela prática deste crime. Mais de 15 pessoas procuraram o 3º Distrito Policial para denunciar o criminoso.

De acordo com o delegado Paulo César Cacciatori, responsável pela investigação, na época, a divulgação da mídia sobre o caso encorajou outras vítimas a procurarem à polícia. O nome Scamilha aparece em vários registros de estelionato, apropriação indébita e ameaça.

GOLPE

Para enganar as vítimas, que deram quantias altas na esperança de conseguirem o beneficio da aposentadoria, o autor se apresentava como contador filiado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O golpista era descrito pelas vítimas como uma pessoa educada, de boa aparência e voz ‘mansa’.

Ele chegava a fazer visitas periódicas na casa das vítimas e tomava café com elas para conquistar a confiança. Em uma única família, onze pessoas entregaram dinheiro ao golpista na esperança de conseguir receber o beneficio.

O prejuízo delas ultrapassou R$ 20 mil. As vítimas, todas do sexo feminino, tiveram os nomes preservados por medo de ameaças ou represálias.

MAIS DE 30

Com base no que foi apurado junto ao 3º DP, estima-se que mais de 30 pessoas foram vítimas do golpista somente na cidade de Araçatuba, pois os alvos do golpista acabavam indicando pessoas da própria família ao autor, na esperança de verem os familiares beneficiados também.

Três vítimas com idades de 59 e 69 anos descobriram o golpe ao procurar a Previdência. Após pesquisa dos nomes no sistema, elas receberam a triste notícia – não estavam aposentadas e não havia nenhum registro de processo para esta finalidade.

PRESO

Foi a partir desta denúncia que à polícia chegou até Scamilha. O mandado de prisão contra o estelionatário foi expedido no dia 25 de outubro deste ano, cuja sentença foi de 2 anos e meses de reclusão, inicialmente em regime fechado.

Scamilha foi preso na casa dele, no bairro Palmeiras, e será transferido para a cadeia de Penápolis. A penalidade para o crime de estelionato varia de 1 a 5 anos de prisão, porém, a pena pode ser acrescida de um sexto a dois terços por se tratar de crime continuado.

Ata News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Amanda Nodari destaca inovação como motor do setor florestal em Três Lagoas

Especialista da Dexco ressalta a importância da conexão entre empresas e startups para o futuro da silvicultura brasileira O Evolution – Encontro de Inovações e...

Passeata “Quebrando o Silêncio” alerta sobre violência digital neste sábado em Três Lagoas

Evento será realizado às 16h na Lagoa Maior e visa conscientizar famílias, especialmente crianças e adolescentes, sobre os perigos da internet Neste sábado, dia 23...

USF Joel Neves promove ação para hipertensos e diabéticos

No próximo dia 21 de agosto, a partir das 8h, a Unidade de Saúde da Família (USF) Joel Neves, em São Carlos, vai realizar...