08/11/2013 – Atualizado em 08/11/2013
Ramez Tebet nasceu em Três Lagoas e foi casado com Fairte Nassar Tebet com quem teve quatro filhos – Rames Nassar, Simone, vive governadora de MS, Eduarda e Rodrigo
Por: Marco Campos
Se estivesse vivo, o saudoso Ramez Tebet, considerado por seus colegas como um “parlamentar admirável”, “líder autêntico” e “tribuno eloqüente”, completaria 77 anos de vida nesta quinta-feira (07).
O político exemplar e dedicado foi prefeito de Três Lagoas (MS), sua cidade natal, deputado e secretário estadual, vice-governador e governador do Mato Grosso do Sul e ainda ministro de Estado e senador (de 1995 a 2003 e de 2004 a 2006), presidindo o Senado entre setembro de 2001 e fevereiro de 2003.
Durante a presidência de Tebet foi criada a Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis), onde foi homenageado postumamente, com o diploma de Professor Honoris Causa pela Unilegis.
MORTE
O senador Ramez Tebet (MS), uma das principais lideranças nacionais do PMDB e ex-presidente do Senado, morreu de câncer às 23h23 de uma sexta-feira, (17/11/2006) no horário das 0h23min de sábado pelo horário de Brasília.
Ele estava em casa, em Campo Grande, acompanhado dos quatro filhos e da mulher. Aos 70 anos, Tebet estava em seu segundo mandato seguido no Senado, que terminaria no início de 2011. Em seu lugar, assumiu o suplente Valter Pereira de Oliveira.
VELÓRIO
O velório ocorreu na madrugada deste sábado na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul e no final da manhã, o corpo deixou Campo Grande e seguiu para a cidade natal do senador, Três Lagoas. O corpo velado no ginásio de esportes foi enterrado no cemitério do município.
POLÍTICOS PRESENTES
Estiveram presentes Luiz Inácio Lula da Silva; o deputado federal Michel Temer, presidente nacional do PMDB; e os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) ; Pedro Simon (PMDB-RS) ; Arthur Virgílio (PSDB-AM); e Delcídio Amaral (PT-MS); além de grande multidão de treslagoenses.
CÂNCER
O senador sofria de câncer, doença contra a qual lutou por 23 anos. Ele chegou a se curar de tumores na bexiga, na garganta, no pulmão e no rim. Mas, há dois anos, teve um novo câncer diagnosticado, dessa vez no fígado.
No final de outubro, foi internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, depois de sofrer uma reação alérgica a medicamentos que tomava no tratamento com quimioterapia.
Após ter alta, foi para Campo Grande, mas seu estado se agravou e os médicos disseram que ele teve falência de órgãos e entrou em coma.
CARREIRA
Formado em direito, Tebet foi prefeito de Três Lagoas (1975-78), secretário da Justiça de Mato Grosso do Sul (1978), deputado estadual (1979-82), vice-governador (1982-86) e governador de MS (1986-87) e ministro da Integração Nacional (2001).
