32.9 C
Três Lagoas
domingo, 24 de agosto, 2025

Governo paulista monta estratégia para impedir migração de empresas para Três Lagoas

08/11/2013 – Atualizado em 08/11/2013

A maioria das empresas montam suas fábricas em Três Lagoas para fugir da taxa fiscal paulista

Por: Marco Campos/Região Noroeste

O deputado estadual Carlão Pignatari defendeu a proposta do governador Geraldo Alckmin da unificação das alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), associada às novas regras de tributação do comércio eletrônico.

Para o deputado Carlão Pignatari, o Estado de São Paulo está perdendo muito com a guerra fiscal. “E a região Noroeste Paulista é uma das mais prejudicadas, porque muitas empresas que poderiam se instalar nas cidades daqui estão se deslocando para Mato Grosso do Sul, onde os incentivos fiscais são maiores. Inclusive, algumas empresas de nossa região já migraram para Três Lagoas e outras do bolsão sul-mato-grossense, onde a alíquota do ICMS é menor”, explicou o deputado.

A regulamentação do comércio eletrônico como trata a PEC 197/12, poderia desequilibrar as contas de São Paulo – responsável por sediar a maior parte das empresas de comércio eletrônico e o mais industrializado Estado do país. Seria uma perda de R$ 2,2 bilhões já no primeiro ano de arrecadação no novo tributo.

O governador explicou que os mais prejudicados com a redução na arrecadação são as pessoas que necessitam dos serviços públicos. “Se arrecada menos, é menos escola, menos hospital, menos saneamento básico. A guerra fiscal só se dá entre os Estados ricos. Não é a maneira de se fazer desenvolvimento regional, é prejudicial ao país”, acrescentou.

Recentemente, o deputado Carlão Pignatari fez uma explanação a empresários na ACIRP (Associação Comercial e Industrial de São José do Rio Preto), oportunidade em que ressaltou a urgência de se fazer uma reforma tributária e uma equiparação das alíquotas do ICMS, porque “quando as empresas buscam outras alternativas e se instalam em outros estados, é menos emprego que oferecemos à nossa população e menos renda para nosso Estado. É preciso que isso seja corrigido com urgência”, cobrou o deputado Carlão Pignatari.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dnit promete religar 32 radares em rodovias federais de MS

Desses equipamentos, oito estão em Três Lagoas e três em Campo Grande, onde máquinas estão nas BRs 262, 060, 267, 376 e 463

Idosa morre após perfuração no esôfago provocada por espinha de peixe

Maria Rodrigues dos Santos, de 60 anos, não resistiu após complicações graves causadas por engasgo ocorrido há uma semana

Municípios reclamam de apoio para universalizar o saneamento

Pesquisa aponta cenário precário mesmo após o Marco Legal