30.3 C
Três Lagoas
domingo, 24 de agosto, 2025

PMA autua 29, apreende 351 quilos de pescado e aplica mais de R$ 100 mil em multas

07/11/2013 – Atualizado em 07/11/2013

Por: Nova News

O Comando da Polícia Militar Ambiental (PMA) iniciou no dia 25 de outubro às 8h a Operação Pré-piracema, de prevenção à pesca predatória. Ação foi encerrada nesta quarta-feira (06). A operação envolveu 300 policiais e englobou a Operação “Dia de Finados”, que era realizada todos os anos com início no dia 30 de outubro e se estendia até 3 de novembro.

A PMA tem reforçado em todos os anos durante o mês de outubro a fiscalização nos rios, no intuito de prevenir e reprimir a pesca predatória, tendo em vista a proximidade do período de piracema e, portanto, quando vários cardumes já se encontram formados e a quantidade de turistas e pescadores do Estado se intensifica. Diversas irregularidades têm sido encontradas.

Os trabalhos preventivos foram intensificados até esta quarta-feira (06) no intuito de se evitar que pessoas pescassem irregularmente antes e depois do fechamento da pesca, especialmente nos rios Paraná e Paranaíba, onde a pesca fechou no dia 1º de novembro.

Durante os dez dias da operação foram autuadas 29 pessoas e empresas, sendo 21 por pesca, uma por transporte ilegal de madeira, três por transporte ilegal de combustíveis, três por degradação de áreas de preservação permanente (APP), além de um por maus-tratos a animais (rinha de galo). Por atividade não inerente a crime ambiental, também foi presa uma pessoa por tráfico de drogas.

Dos autuados por pesca, 17 foram presos por crime de pesca predatória e cinco foram autuados por pescar sem licença, o que não é crime, porém, infração administrativa. Foram apreendidos 351 quilos de pescado e foi aplicado um total de R$101.558,00 em multas. A quantidade de petrechos ilegais apreendidos foi dentro da esperada, porém, com relação às redes de pesca, o número de 23 é excessivo, tendo em vista o poder de captura desse tipo de material ilegal.

A PMA considera ainda o número muito grande de pessoas presas por pesca predatória, indicando que ainda se precisa melhorar muito a sensibilização ambiental, porém, a vantagem do policiamento reforçado é que se estão prendendo os infratores no início da prática de pesca predatória, não permitindo que se capturem grandes quantidades de pescado. Além disso, a manutenção dos policiais nos rios tem o poder de dissuadir alguns inescrupulosos de praticarem atos ilegais.

Ressalta-se que o objetivo da fiscalização é prevenir a pesca predatória, pois o trabalho da PMA é preventivo. A intenção não é prender as pessoas por pesca predatória e, sim, evitar que ela seja praticada.

Divulgação

Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Operação Shamar: Preso foragido com histórico de triplo homicídio

Encaminhado à delegacia de Três Lagoas, ele permanece à disposição da Justiça Na manhã desta sexta-feira (22), a Polícia Civil de Três Lagoas, em ação...

Ex de jovem que beijou mulher no show de Nattan se pronuncia: ‘Estamos seguindo caminhos diferentes’

Júlia Mello se manifesta em vídeo e pede respeito: 'Estamos seguindo caminhos diferentes' Neste sábado, 23 de agosto de 2025, Júlia Mello, ex-namorada do jovem...

Eduardo Costa faz declaração emocionante a Três Lagoas em vídeo

“Um dos shows mais espetaculares da minha vida”, mencionou após se apresentar na 35ª Festa do Folclore No vídeo divulgado nesta sexta-feira (22), após sua...