06/11/2013 – Atualizado em 06/11/2013
O trabalho feito ao vivo no ano de 1972 foi transmitido para a população local pelas ondas de radiodifusão da antiga “A Rádio A Voz da Caçula”, presidida na época pelo saudoso e ex-diretor geral, Romeu de Campos
Por: Marco Campos
Vítima de um enfarto, o radialista Antônio Ávila de 69 anos – que faleceu em Corumbá-MS na madrugada do último dia 31 de outubro – deixou amigos em muitas cidades de Mato Grosso do Sul por onde já trabalhou como locutor.
O amante do rádio AM fez parte da equipe da Rádio Caçula de Três Lagoas e teve o prazer de narrar uma partida da Seleção Brasileira quando tinha em sua escalação o rei Pelé.
O trabalho feito ao vivo no ano de 1972 foi transmitido para a população local pelas ondas de radiodifusão da antiga “Rádio A Voz da Caçula”, presidida na época pelo saudoso e ex-diretor geral, Romeu de Campos.
O jogo foi entre Brasil e Portugal na decisão da Mini-Copa. Brasil foi tricampeão do mundo em 1970 e em 72 houve a mini-copa no Brasil que decidiu com Portugal a final, foi 1 a 0, gol do Pelé com cruzamento de Jairzinho”.
Ávila ficou conhecido ela forma alegre e descontraída de atuar no rádio, até porque protagonizava uma histórica, digamos folclórica, de cunho fúnebre. É que, por várias vezes, a notícia da morte do radialista se espalhou por várias vezes em Três Lagoas e nem ele sabia a origem dos, então, boatos.
O radialista já teve problema de saúde, fez ponte de safena, angioplastia, já passou por situações difíceis, mas os amigos sempre estiveram ao seu lado. O irreverente “Xuxa Preta” como era conhecido, disse que já era veterano profissional em morrer, mas desta vez, a história não teve um final feliz.
SEGUINDO PELO BRASIL
Desde então, ele percorreu o Brasil com aquele que se tornou seu ofício, passando por 52 emissoras do país como na rádio Bom Jesus, de Cuiabá, Rádio Branique, de Rondonópolis, Clube de Goiânia, Belém do Pará, Rádio Jornal, de Itabuna, na Bahia, na Rádio Guarani, em Belo Horizonte na Guaíba, de Porto Alegre, São Joaquim, em Santa Catarina e outras.
Mas a carreira de Ávila não se resumia somente à rádio, ele recordava suas passagens por emissoras de TV da época, como TV Cidade Branca, atual TV Morena, no canal 4 em Cuiabá, no Centro América, canal 9, entre tantas outras.
EM CORUMBÁ
Atualmente, “Xuxa Preta” estava em Corumbá, onde constituiu família da qual demonstrava grande orgulho. Pai por nove vezes, sendo 8 filhas e 1 filho, Ávila era avô de 16 netos e bisavô por 4 vezes. Além da de sangue, ele tinha outra família, como costumava dizer, a do rádio.
Aos 69 anos de idade, ele planejava abandonar o rádio este ano, pois apesar de aposentado, não deixava os estúdios atendendo aos apelos dos companheiros de profissão e do público fiel.
