34.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 1 de maio, 2024

Irã testa segundo míssil de longo alcance no Golfo Pérsico

Internacional – 02/01/2012 – 09:01

O Irã testou um segundo míssil de longo alcance durante um exercício naval no Golfo Pérsico, informou nesta segunda-feira (2) a TV estatal, citando um comandante da Marinha.

“Hoje, o nosso míssil de longo alcance terra-terra Nur também foi lançado com sucesso”, disse o almirante Mahmoud Mousavi.

Pouco antes, ele havia informado sobre o bem sucedido teste do míssil de longo alcance terra-mar ‘Qader’. Mousavi não informou se o míssil foi disparado a partir de um navio ou da terra.

“O míssil terra-mar de longo alcance Ghader foi testado com êxito pela primeira vez”, destacou a agência oficial. O projétil tem alcance de 200 km.

Mousavi havia anunciado que o Irã testaria nesta segunda-feira três mísseis pela primeira vez: “um míssil terra-mar de longo alcance Ghader, um míssil de curto alcance Nasr e um míssil terra-terra Nur”.

“Ghader é um sistema de mísseis ultramoderno com radar integrado, muito preciso, cujo alcance e sistema inteligente para evitar ser detectado foram aperfeiçoados em relação às gerações anteriores”, disse.

Com alcance de 200 km, o Ghader é apresentado como um “míssil cruzeiro” de fabricação totalmente iraniana.

“O sistema ultramoderno Nur foi aperfeiçoado no dispositivo antirradar e de detecção do alvo”, completou.

O Nur, míssil terra-terra de alcance médio, é uma versão modificada do C-802 chino (120 a 180 km de alcance).

Observadores de países amigos, incluindo militares sírios, acompanham a etapa final das manobras, segundo a imprensa iraniana.

A exibição de força acontece no momento em que os Estados Unidos e os países ocidentais aumentam a pressão sobre o Irã por seu polêmico programa nuclear. O Ocidente acredita que o programa tem fins militares, mas Teerã nega.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Na véspera, o país havia anunciado um teste de um míssil de médio alcance e também da primeira barra de combustível nuclear produzida no próprio país.

As manobras navais, iniciadas em 24 de dezembro, acontecem ao redor do Estreito de Ormuz.

O Irã ameaçou fechar esta via estratégica para o abastecimento de petróleo, por donde transita entre um terço e 40% do tráfego marítimo petroleiro mundial, em caso de novas sanções contra as exportações de combustível do país.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Federal combate atuação de milícias digitais durante operação

A investigação teve início a partir de ofensas pessoais direcionadas a agentes públicos.

SEJUVEL abre novas turmas de atletismo e paradesporto em TL para toda a população

A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) comunica que estão abertas as inscrições para aulas de atletismo e paradesporto voltada para pessoas...

Motociclista sofre fratura exposta no pé ao atropelar cachorro no Santa Rita

O acidente ocorreu na rua Marcílio Dias, mobilizando as equipes do Corpo de Bombeiros no local.