11.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 1 de julho, 2025

PSDB articula manobra para incluir Serra na disputa em SP

Política – 19/02/2012 – 09:02

O PSDB de São Paulo quer dar mais duas semanas para o ex-governador José Serra decidir se vai disputar a Prefeitura de São Paulo. Para isso, o comando municipal articula mudança nas regras das prévias partidárias para garantir a eventual entrada de Serra na campanha eleitoral.

Os diretórios municipal, estadual e nacional se reunirão depois do Carnaval para definir se haverá mudança na data de inscrição para as prévias, ampliando o prazo para até a véspera da consulta aos filiados, marcada para 4 de março.

De acordo com uma resolução deste ano do diretório municipal, o prazo para inscrição das prévias terminou terça-feira, 20 dias antes da consulta aos filiados. Os secretários estaduais Bruno Covas, Andrea Matarazzo, José Anibal e o deputado federal Ricardo Tripoli se inscreveram, mas Serra não.

O presidente do PSDB da capital, Julio Semeghini, defende que é possível alterar a data, já que os estatutos nacional e estadual do partido não têm uma definição clara sobre o prazo para inscrição. Essa seria a brecha jurídica para dar mais tempo para Serra lançar-se.

“Não há no estatuto uma regra clara para fazer a inscrição”, disse Semeghini, lembrando que o diretório estadual ou o nacional podem decidir pela ampliação do prazo. “[A data final para inscrição] é uma interpretação do estatuto”, afirmou Semeghini, nesta quarta-feira. O dirigente comentou ter respaldo jurídico para mudar o prazo final para inscrição.

Nos próximos 15 dias, tucanos ligados ao ex-governador Serra tentarão demover os quatro pré-candidatos do PSDB a desistir da disputa interna partidária. Buscarão também garantir o apoio do PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Se isso se concretizar, Serra deve oficializar a pré-candidatura.

O presidente do diretório municipal do PSDB analisou que o ex-governador é o único candidato, entre tucanos, que poderá atrair o PSD de Kassab ainda no primeiro turno.

O comando do PSDB espera, no entanto, uma confirmação de Serra sobre sua eventual candidatura. Enquanto isso, o diretório municipal sustenta que a prévia está mantida. “Para que ter esse desgaste se o Serra ainda não se decidiu?”, comentou Semeghini.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), reforçou que as prévias partidárias serão realizadas. “Objetivamente temos quatro pré-candidatos e a prévia é dia 4 de março”, disse. “As prévias estão mantidas”, reforçou o governador, principal articulador político do PSDB municipal.

Fonte: Uol.com

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas entra em zona de perigo potencial com frente fria; queda nas temperaturas pressiona setor pecuário no MS

A recomendação é para que produtores e população em geral fiquem atentos a possíveis atualizações dos alertas e adotem medidas preventivas, especialmente no campo. Com...

Preso assaltantes que manteve idoso e família sob a mira de armas durante roubo em Três Lagoas

Ação da Polícia Civil prende suspeito de violento assalto que chocou moradores, onde vítimas foram dominadas por trio armado dentro da própria casa.

Detran-MS faz leilão de 127 veículos com lances a partir de R$1 mil

Além de automóveis e motocicletas, sucatas de veículos apreendidos também serão leiloadas