21.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de agosto, 2025

Assentamento Almanara inaugura centro comunitário

24/10/2013 – Atualizado em 24/10/2013

Por meio do Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial, Assentamento Almanara inaugura centro comunitário

Localizado em Brasilândia, o assentamento conta com mais de 70 famílias de pequenos agricultores

Por: Assessoria

Com investimento de mais de R$ 22 mil, a Fibria participou da inauguração do centro comunitário da Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Almanara, localizado em Brasilândia.

O centro comunitário foi construído com os recursos do Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT), realizado pela Fibria. Essa é uma das metas do planejamento de 2013 construída de forma participativa entre a empresa e a comunidade. O centro comunitário beneficiará cerca de 70 famílias que fazem parte da associação de produtores.

O PDRT tem como objetivo promover o desenvolvimento local através do fortalecimento das associações comunitárias e suas redes, focando o apoio às suas cadeias produtivas através da capacitação das comunidades. Atualmente mais de 600 famílias participam do programa em sete assentamentos nas localidades de Três Lagoas, Brasilândia e Selvíria.

O investimento realizado pela Fibria foi em forma de repasse dos materiais para a construção e para a parte elétrica e hidráulica. “Como contrapartida, os agricultores familiares cederam a mão de obra para a construção do centro comunitário, ação que já havia sido previamente planejada dentro do PDRT”, explica a consultora de sustentabilidade, Evânia Lopes, que complementa que o local será utilizado como sede de reuniões e eventos na comunidade.

Para o presidente da associação, Luiz Tomas Real, a inauguração é somente o início das boas ações que devem acontecer no assentamento. “Acreditamos nesta parceria com a Fibria e já estamos realizando o preparo do solo e em seguida iremos começar o plantio. Sem esta parceria não seria possível realizar estas ações em tão pouco espaço de tempo e com esta organização”.

A previsão, é que os agricultores familiares produzam mandioca, abóbora e realizem melhoramento de pastagem.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis, a Fibria trabalha com uma base florestal própria de 966 mil hectares em áreas localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, dos quais 347 mil são destinados à conservação ambiental. A Fibria mantém cerca de 17 mil trabalhadores, entre empregados próprios e terceiros permanentes, incluindo Portocel, e está presente em 255 municípios de sete Estados brasileiros.

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem é preso após tentativa de furto e ameaça com faca em Três Lagoas

Um jovem de 20 anos foi preso na noite desta terça-feira (19) após ser surpreendido durante uma tentativa de furto em um barracão localizado...

Inep divulga resultado de recursos para atendimento especializado na PND

Mais de 1,1 milhão de candidatos estão inscritos na primeira edição da prova, que será aplicada em 26 de outubro

Amanda Nodari destaca inovação como motor do setor florestal em Três Lagoas

Especialista da Dexco ressalta a importância da conexão entre empresas e startups para o futuro da silvicultura brasileira O Evolution – Encontro de Inovações e...