36.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de agosto, 2025

Eldorado Brasil já é autossuficiente em energia verde a base de celulose

23/10/2013 – Atualizado em 23/10/2013

Empresa recebe licença para operar seu segundo turbo gerador de biomassa instalado na planta em Três Lagoas (MS) e pode comercializar energia renovável

Por: Assessoria

A Eldorado Brasil (www.eldoradobrasil.com.br), maior e mais moderna indústria de celulose do mundo, recebeu licença da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para operar o seu segundo turbo gerador de biomassa instalado na planta, em Três Lagoas (MS).

Esta autorização permite que a Empresa trabalhe de forma 100% autossuficiente, ou seja, produza toda energia que precisa para suas operações de maneira renovável a partir de biomassa de celulose. “A Eldorado Brasil foi pensada para ser sustentável e eficiente. Isso inclui aproveitar tudo que pudermos em todos os processos, então, o que não é utilizado para a produção de celulose, usamos para produzir energia”, explica o diretor Técnico Industrial, Carlos Monteiro.

Além de suficiente para atender toda a demanda da fábrica, a quantidade de energia gerada ainda mantém as empresas instaladas no polo químico industrial da Eldorado e o valor excedente já está apto para exportação. “Com os dois turbos geradores, produzimos praticamente o dobro de energia que a produção da Eldorado precisa”, completa.

Por dentro da energia

A Eldorado Brasil possui dois turbos geradores, cada um com capacidade instalada de 110 megawatts, ou seja, com biomassa de celulose, a Empresa consegue produzir até 220 megawatts por hora, energia suficiente para abastecer uma cidade com 1,5 milhão de habitantes.

Este montante é suficiente para abastecer toda a fábrica da Eldorado, que utiliza cerca de 110 MW, praticamente metade do total de energia produzido. O restante é distribuído entre as empresas Akzo Nobel e White Martins – que estão dentro de seu polo químico industrial. Juntas, as duas usam em média de 50MW a 60MW. A licença da Aneel permite que a partir deste mês a Eldorado ainda possa comercializar na rede até 30MW de energia verde.

“A energia oscila de acordo com o processo de produção da celulose. Por este motivo, preferimos comprometer apenas 90% da produção e garantido a entrega e a eficiência do processo”, afirma Monteiro.

Energia renovável

Para obter a celulose, após plantar, cultivar e colher o eucalipto, a Eldorado Brasil utiliza um tecnológico processo de separação dos compostos presentes na madeira por meio de vapor e produtos químicos. Esta combinação separa celulose, que para ter o aspecto que conhecemos é submetida a um branqueamento, responsável por retirar traços de impurezas e dar a coloração branca ao produto final.

Este processo gera um subproduto: o licor negro. Ele é composto basicamente por lignina e substâncias químicas e é utilizado como combustível, gerando vapor e energia elétrica que excede a necessidade do processo.

Ainda dentro desta cadeia que envolve tecnologia de ponta e eficiência de produção, os químicos utilizados no processo também são recuperados em um grande filtro chamado Caldeira de Recuperação, fechando o ciclo de obtenção de celulose, produção de energia e recuperação de químicos, garantindo o alto padrão da celulose da Eldorado dentro dos mais modernos critérios ambientais de geração de energia limpa e renovável.

Sobre a Eldorado Brasil

A Eldorado Brasil é uma empresa brasileira com alcance global, que opera a maior e mais moderna fábrica de celulose branqueada de eucalipto do mundo. Com foco no atendimento ao cliente e no respeito ao meio ambiente, controla toda a cadeia de suprimentos com florestas próprias e certificadas, logística integrada e rede de distribuição, estrategicamente localizadas nos principais mercados consumidores.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem é preso após tentativa de furto e ameaça com faca em Três Lagoas

Um jovem de 20 anos foi preso na noite desta terça-feira (19) após ser surpreendido durante uma tentativa de furto em um barracão localizado...

Inep divulga resultado de recursos para atendimento especializado na PND

Mais de 1,1 milhão de candidatos estão inscritos na primeira edição da prova, que será aplicada em 26 de outubro

Amanda Nodari destaca inovação como motor do setor florestal em Três Lagoas

Especialista da Dexco ressalta a importância da conexão entre empresas e startups para o futuro da silvicultura brasileira O Evolution – Encontro de Inovações e...