26.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de agosto, 2025

Secretária termina a sessão emocionada e alguns vereadores sugerem aprofundamento das investigações

23/10/2013 – Atualizado em 23/10/2013

Brilhante termina a sessão emocionada, e alguns vereadores sugerem aprofundamento das investigações

Após esclarecimentos da Secretária de Saúde; dois vereadores vão encaminhar petições a mesa diretora para aprofundar as investigações do caso

Por: Rayani Santa Cruz

A Sessão foi conduzida pelo presidente da casa Jorginho do Gás tendo o vereador Marcus Bazé como secretário. No inicio da sessão a secretária municipal de Saúde, Eliane Brilhante fez uso da palavra e explicou aos vereadores e demais participantes sobre os contratos referentes ao departamento de saúde, valores dos mesmos e trabalhos realizados.

Segundo Brilhante na data de 07/02 foi realizada uma reunião com a coordenadora do setor de regulação de vagas do SUS-Auxiliadora, onde ficou estipulado a quantidade de oito exames por semana sendo ao todo 32 exames ao mês. Porém devido a um problema técnico no sistema do programa Sismama, os laudos estavam em um formato diferente do usual e não poderiam ser usados pelos médicos e sendo assim deveria ser contratado um técnico de informática para a solução do problema.

A secretária de saúde explicou que o Mamógrafo da Clínica da Mulher tinha que passar por uma avaliação de uma especialista, existe um laudo dizendo que o equipamento não está de acordo com as normas do fabricante, ou seja, os pacientes estavam sendo prejudicados pela ineficiência do resultado dos exames. Por isso a escolha da Clínica Fetus para executar o serviço.

Questionada pelo vereador Jorge Martinho se os contratos firmados pela secretaria de saúde foram aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde, Eliane Brilhante justifica “Como era pregão eu e minha equipe achamos que não precisava passar pelo conselho. Isso não vai ocorrer mais”.

Jorge Martinho indagou sobre os valores dos contratos e procedimentos, a secretária respondeu que a tabela do SUS o valor de mão de obra era de R$ 45.00 reais e foi contratado o trabalho da clinica Fetus por R$ 104.00 reais com toda a mão de obra.

Os serviços foram oferecidos pelo Hospital Auxiliadora, porém o segundo Brilhante o Auxiliadora não possuía o sistema Sismama adequado naquele momento. Assim as digitalizações do último quadrimestre do Sismama foram realizadas na Clínica da Mulher.

Praticamente no fim da sessão o vereador Jorge Martinho propôs a abertura de uma comissão parlamentar de inquérito sobre o assunto (CPI).

Já em contrapartida o vereador Tonhão sugerio que seja convocada a Secretária de Saúde e o diretor do Hospital Auxiliadora para esclarecer toda situação em pauta, já que a secretária e o hospital fazem uma gestão compartilhada.

O presidente da câmara pediu aos vereadores para que enviem as petições para a mesa diretora da sessão, assim as sugestões de novas investigações serão analisadas e a mesa decidirá pela melhor opção para o caso.

A sessão finalizou com o tempo extrapolado, alguns vereadores satisfeitos com as explicações da secretária e outros ainda confusos querendo mais informações.

A secretária inicia a sessão falando sobre os contratos.Foto: Facebook/ Câmara TL

Vereadores fazem questionamentos a secretária de saúde.Foto: Facebook/ Câmara

Eliane Brilhante se emociona.Foto: Facebook/ câmara TL.

Vereador Jorge Martinho pede abertura de CPI.Foto: Facebook/ Câmara TL

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura de Três Lagoas realiza Dia D de Prevenção e Combate à Leishmaniose Visceral nesta sexta-feira (22)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove nesta sexta-feira, 22 de gosto, das 8h às 11h, o...

Comitê Municipal realiza 6ª reunião de Mobilização e Combate às Arboviroses

Encontro discutirá metas e estratégias para futuras ações de prevenção em Três Lagoas

‘Show Florestal 2025 reforça protagonismo do Vale da Celulose em MS’, afirma Jaime Verruck

Evento em Três Lagoas destaca avanços do setor florestal, que movimenta bilhões em investimentos e consolida o estado como líder mundial na produção de celulose