26.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de agosto, 2025

Promotor esclarece sobre “cercamento das lagoas”

22/10/2013 – Atualizado em 22/10/2013

Em entrevista no Programa Linha Direta com a Notícia com Romeu Campos, o promotor Antonio Carlos Garcia, esclareceu pontos pertinentes ao possível cercado em volta das lagoas da cidade

Por: Rayani Santa Cruz

Segundo o Promotor de Justiça do Meio Ambiente de Três Lagoas Antonio Carlos Garcia na ação feita pelo Ministério Público de Três Lagoas ele pede para que seja estabelecido limitações, na segunda e terceira lagoa, ou seja, impedindo um possível invasor, “Existem pessoas aterrando, pessoas construindo casas as margens da 2° lagoa, tem proprietários de terrenos que cercam até as margens da lagoa, e isso é contra a lei, aquilo é um ambiente preservado e patrimônio do município” diz o promotor.

Para Garcia a Assistência Social deveria ir ao local, averiguar e até mesmo distribuir casas populares para essas pessoas, pois há uma gama de barracos sendo construídos em volta das lagoas.

O promotor é contra o alambrado em volta do lago por conta da visualização, para ele o alambrado “esconderia” a beleza natural das águas, “Aqui na lagoa maior já está estabelecido um limite, que são as ruas, a calçada, então não há como haver invasões ou construções, ao contrário da 2° lagoa”. Ele é a favor da construção de limitações ao redor das lagoas, mas um cercamento que seja condizente com a beleza natural do local.

Garcia cita o exemplo do Parque Mendonza na Argentina, onde as belezas foram preservadas e o cercamento foi feito com grades desenhadas, o promotor diz que deve ter uma Audiência Pública para verificar a opinião da população, porém caso seja estabelecido o “cercamento” caberá ao governo municipal a execução das obras e escolha dos materiais.

Para o promotor deve ser feito um “cercamento embelezado”. Colocar guardas municipais nas entradas e saídas das lagoas e aplicar um horário de funcionamento para preservar o ambiente. Os efeitos benéficos seriam o impedimento de usuários de drogas no local, melhoramento da pista de saúde, impedir os ciclistas de usar a pista de saúde pois há vários acidentes, as pessoas que depredam o local deixariam de frequenta-lo, assim as lagoas se tornariam um local de preservação, saúde e lazer.

Garcia ainda afirma que é a favor da construção de uma espécie de “Monumento das Lagoas” , segundo ele isso levaria as lagoas a serem protegidas por lei, os ambientes seriam como um símbolo da cidade, um patrimônio preservado.

As 3 lagoas da cidade.Foto: Divulgação

Promotor de Justiça do Meio Ambiente de Três Lagoas.Antonio Carlos Garcia

Parque Mendoza na Argentina, onde há uma espécie de grade ao redor.Foto: Divulgação

Pôr do sol na Lagoa Maior.Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura de Três Lagoas realiza Dia D de Prevenção e Combate à Leishmaniose Visceral nesta sexta-feira (22)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove nesta sexta-feira, 22 de gosto, das 8h às 11h, o...

Comitê Municipal realiza 6ª reunião de Mobilização e Combate às Arboviroses

Encontro discutirá metas e estratégias para futuras ações de prevenção em Três Lagoas

‘Show Florestal 2025 reforça protagonismo do Vale da Celulose em MS’, afirma Jaime Verruck

Evento em Três Lagoas destaca avanços do setor florestal, que movimenta bilhões em investimentos e consolida o estado como líder mundial na produção de celulose