27.4 C
Três Lagoas
sábado, 27 de dezembro, 2025

Projeto “Família Acolhedora” será votado nesta terça pelos vereadores

21/10/2013 – Atualizado em 21/10/2013

Por: Assessoria

O projeto de lei que institui o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora em Campo Grande será votado nesta terça-feira (22) durante a sessão itinerante da Câmara de Vereadores, que acontece a partir das 9 horas, na sede do Comando Militar do Oeste (CMO). A iniciativa, que segue o modelo já implantado na cidade de Camapuã, busca oferecer um lar temporário e acolhimento familiar a crianças e adolescentes, menores de 18 anos, vítimas de abandono, negligência ou maus tratos.

Cada família atenderá até dois acolhidos e receberá auxílio mensal de um salário mínimo para atender cada criança ou adolescente. De acordo com a advogada e membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Adriana de Oliveira Melo, a aprovação do projeto contribuirá para o desenvolvimento dos abrigados que estejam afastados por meio de medida protetiva. “Ao invés de ir para um abrigo, é bem melhor que essa criança ou jovem vá para uma família, que vai lhe ajudar no desenvolvimento psicossocial e preparar para a reintegração familiar e socialmente”, comenta.

Conforme o projeto, a determinação do acolhimento familiar será por autoridade judiciária. A advogada explica que também é vedada a adoção ou guarda definitiva dos acolhidos e que os membros familiares não podem ter vínculo parentesco com os mesmos. Todos os assistidos precisam estar regularmente matriculados e frequentando as unidades educacionais. A equipe técnica formada por um assistente social, psicólogo, pedagogo e advogado, dará suporte a família. “A família acolhedora é provisória e será avisada sobre o tempo previsto de acolhimento, até a reintegração familiar novamente ou a disponibilidade para uma adoção”, destaca Adriana.

O projeto vai receber incentivo do município por meio dos recursos do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS).

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Padre Cláudio une fé, vida e esperança nas festas de fim de ano

Sacerdote completa 15 anos de ordenação e 45 de vida em clima de gratidão As festas de fim de ano em Três Lagoas ganharam um...

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...