14.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 14 de agosto, 2025

Deputado Akira Otsubo defende ampliação dos acessos viários a nova ponte sobre o Rio Paraná

21/10/2013 – Atualizado em 21/10/2013

Deputado Akira Otsubo defende ampliação dos acessos viários a nova ponte sobre o Rio Paraná

Por: Assessoria

O deputado federal por Mato Grosso do Sul Akira Otsubo (PMDB) vai defender adequações no projeto da ponte rodoviária que está em construção sobre o rio Paraná, ligando o município sul-mato-grossense de Três Lagoas com Castilho, no Estado de São Paulo.

O compromisso foi firmado após o deputado visitar o canteiro de obras, no bairro Jupiá, no último sábado (19), e tomar conhecimento de que as saídas e entradas da ponte serão insuficientes para o escoamento do tráfego em condições de segurança.

De acordo com Milton Marinho, engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) no município e coordenador da obra, o projeto é de 1999 e foi dimensionado para um tráfego de 2,8 mil veículos/dia, porém a demanda atual seria de até 10 mil veículos/dia, incluindo veículos pesados.

Segundo ele, o projeto de atualização dos acessos prevê faixas adicionais, com rampa em descida em Mato Grosso do Sul e de subida em São Paulo e já foi encaminhado para a direção nacional do DNIT. “É um projeto espetacular do ponto de vista da segurança e que não vai representar aumento expressivo no valor da obra”, avaliou Marinho. “Vamos encaminhar este pedido em Brasília porque é muito importante pensar no futuro, já que é difícil adequar a obra depois de pronta”, afirmou o deputado.

Junto com Marinho, com o vice-prefeito de Três Lagoas, Luiz Akira, e a equipe da construtora Gaspar, o deputado navegou no trecho e ficou impressionado com a rapidez da construção da ponte que tem um vão de 1.344 metros, sete metros de largura. Já estão concluídos 62% da obra.

A nova ponte está orçada em R$ 113 milhões, com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento II (PAC II). É uma reivindicação de 30 anos e a obra chegou a ser lançada algumas vezes pelo governo federal, sem que saísse do papel. No entanto, o risco de apagão logístico, provocado pela intensificação no transporte de cargas e a instalação de várias indústrias na região, motivou a sua construção.

“A industrialização e os investimentos vieram, agora temos que oferecer toda a infraestrutura”, pontuou Marinho. Akira lembrou que a ponte vai retirar o tráfego de cima da usina Engenheiro Souza Dias e vai oferecer novas oportunidades para a região. A previsão é que a obra esteja concluída em junho de 2014, informou o superintendente local do DNIT.

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto prevê prevenção ao diabetes infantil nas escolas de Três Lagoas

Proposta quer instituir campanha anual de conscientização na semana do Dia Mundial do Diabetes

Três Lagoas celebra o Dia de Santa Dulce dos Pobres com missa especial nesta quarta-feira

Padre Cláudio convida a comunidade para celebração na Capela São Geraldo, às 19h, em homenagem à primeira santa brasileira Nesta terça-feira, 13 de agosto, a...

Colisão entre carro e bicicleta deixa ciclista ferida no Centro de Três Lagoas

Acidente ocorreu no cruzamento da Av. Eloy Chaves com a rua Orestes Prata Tibery, onde vítima foi socorrida pelo SAMU.