21/10/2013 – Atualizado em 21/10/2013
Por: Ata News
Um menino de 2 anos foi internado na noite do último sábado (19) com suspeita de ter ingerido chumbinho, veneno utilizado para matar ratos. O acidente doméstico ocorreu na casa onde a criança mora com os pais, no Jardim das Oliveiras, em Araçatuba.
O menino brincava com uma caixa de ferramentas, onde o veneno estava guardando, e teria vomitado logo após ter tomado um danone. Ao lado da criança, o pai encontrou vestígio do raticida e socorreu o menino, imediatamente, até a Santa Casa. O frasco contendo o veneno foi apreendido para ser periciado.
Após lavagem estomacal, o pediatra constatou que o menino não havia ingerido o veneno, segundo contou o pai, um pedreiro de 36 anos, em entrevista à reportagem do Ata News. “Ele vomitou por causa do cheiro do veneno. Mesmo assim, ele ficou em observação até a manhã de domingo. Ele já está em casa”, disse.
REINCIDENTE
O pedreiro contou, ainda, que este é o segundo acidente doméstico envolvendo a criança. No ano passado, o menino foi hospitalizado depois de ingerir o veneno.
Na data, a criança também passou por uma lavagem estomacal para retirada do chumbinho. Depois do novo incidente, ocorrido sábado, o pai do menino disse que tomará mais cuidado ao guardar produtos perigosos em casa.
UTILIDADE PÚBLICA
Conforme especialistas, os pais devem saber que acidentes domésticos podem ser prevenidos. Segundo o tenente PM Marcelo Lorusso, do Corpo de Bombeiros de Araçatuba, se os responsáveis tivessem mais orientações ou tomassem mais cuidado com os ambientes em que as crianças permanecem, grande parte dos acidentes não aconteceria.
DICAS
-
Afogamento: depois do uso, esvazie baldes, banheiras e piscinas infantis e guarde-os sempre virados para baixo. Se a sua casa tem piscina, impeça o acesso da criança à área;
-
Atropelamento: não permita que uma criança menor de dez anos ande sozinha pela rua e comece cedo a educação no trânsito. Jamais atravesse fora da faixa ou correndo na frente dela. Os filhos seguem o exemplo dos pais;
-
Asfixia: tenha muito cuidado com fios e cordas. Crianças menores correm o risco de estrangulamento com eles;
-
Envenenamento: guarde trancado e fora da vista das crianças todos os produtos de higiene e limpeza, venenos e medicamentos;
-
Quedas: crianças devem brincar em locais seguros. Escadas, sacadas e lajes não são apropriadas. Redes nas janelas e portas de contenção que impeçam o acesso às escadas ou áreas perigosas ajudam muito;
-
Queimadura: Mantenha a criança longe da cozinha e do fogão, principalmente durante o preparo das refeições. Cuidado, também, com o ferro de passar.



