23.2 C
Três Lagoas
sábado, 16 de agosto, 2025

Três-lagoenses terão que adiantar seus relógios às 00h deste domingo (20)

18/10/2013 – Atualizado em 18/10/2013

O horário de verão é adotado nesta estação pelo fato de os dias serem mais longos, devido à posição da Terra em relação ao Sol

Por: Marco Campos

A tão temida época do ano, em que quase toda a população brasileira adianta seus relógios em uma hora, começa às 00h de hoje, domingo (20). O Horário de Verão, que seguirá até o dia 16 de fevereiro de 2014, será aderido por todos os estados das regiões sul, sudoeste e centro-oeste.

Tocantins, que aderiu a medida no ano passado, e Bahia, que começou a participar em 2011, não estarão inseridos na mudança deste ano.
Na última temporada, de 2012 para 2013, o adiamento dos relógios rendeu uma economia de 4,5% nos gastos de energia das regiões.

Por que existe o horário de verão?

O horário de verão é adotado nesta estação pelo fato de os dias serem mais longos, devido à posição da Terra em relação ao Sol. Isso faz com que as luzes sejam acendidas mais tarde, e faz dessa medida uma forma eficiente de se economizar energia.

O horário de verão só se aplica nas regiões mais afastadas da Linha do Equador. Já para as regiões mais próximas desse ponto, os dias e as noites têm a mesma duração durante todo o ano, fazendo com que essa prática alcance resultados menores ou até mesmo não alcance vantagens em economia.

No entanto, ainda existe o benefício de se deslocar o alto consumo dos horários de pico (de 18h às 21h) para outros períodos do dia

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Portaria estabelece requisitos de programa que permite venda de produtos de origem animal

Com a adesão, produtos como queijos, mel, embutidos e outros de origem animal, poderão ser vendidos em todo o Estado desde que estejam inscritos no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município em que são fabricados.

Grêmios estudantis assumem protagonismo no enfrentamento à violência contra a mulher

O programa envolve gremistas das 337 escolas da Rede Estadual, distribuídas nos 79 municípios, em uma jornada de 40 horas formativas.

MS apresenta nova arquitetura da saúde para qualificar atendimento e cumprir diretrizes do SUS

Novo modelo hierarquizado e regionalizado reorganiza fluxos, reforça papéis por porte de município e amplia investimentos para garantir atendimento adequado em todas as regiões