18/10/2013 – Atualizado em 18/10/2013
A colunista da Rádio Caçula publica diariamente em sua página diversas dicas
Por: Marco Campos
Sentir um cheiro ruim ao abrir a geladeira nem sempre é sinal de comida estragada. Alguns alimentos exalam um odor muito forte e, se forem mal armazenados, acabam contaminando todos os compartimentos – é o caso de carnes, queijos, leite e temperos, como o alho e a cebola.
A melhor forma de impedir que isso aconteça é guardar esses alimentos em recipientes vedados e atentar para os prazos de conservação, evitando que eles estraguem. A dica é de Antonio Curvelo, professor titular do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).
Outra opção é distribuir pelo refrigerador algumas substâncias capazes de absorver o mau cheiro – carvão ativo e borra de café são dois exemplos bem práticos. Vale lembrar que o café em pó é mais eficiente do que a versão em grãos. “Quanto mais fina for a substância que você escolher, maior será a eficiência dela”, afirma o professor.
Dicas rápidas
O Portal Vital e a expert em limpeza residencial e comercial Rosi Schafer, da franquia House Shine, apresentam atitudes simples para deixar a sua geladeira livre do mau cheiro:
Corte uma maçã em fatias e distribua cada uma delas pelas prateleiras e gavetas. Espalhe potinhos com essência de baunilha em todos os compartimentos do seu eletrodoméstico. Guarde queijos, carnes e leite em potes fechados ou saquinhos. Não se esqueça de colocar etiquetas com a data de validade. Sempre congele as frutas em saquinhos. Os morangos, por exemplo, ficam fresquinhos e duram mais quando armazenados dessa forma.
Limpe a parte interna somente com água e sabão neutro. Além de impedir o contato dos produtos de limpeza com os alimentos, o cheiro deles não vai se espalhar pelo interior da sua geladeira.
Bjos… Lídia Campos
