35.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de setembro, 2025

Saúde orienta construtores na prevenção da dengue

17/10/2013 – Atualizado em 17/10/2013

Junto com informações sobre a dengue está o alerta sobre criadouros do mosquito Aedes Aegypti no interior das construções, em masseiras, latas de tinta, copos de plástico e até em embalagens de marmitas

Por: Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, por meio da equipe do Núcleo de Educação em Saúde, do Departamento de Vigilância e Saneamento, vem intensificando ações de enfrentamento à dengue junto aos construtores, alertando-os quanto ao perigo dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue, em obras em andamento e em construções abandonadas ou temporariamente paralisadas.

A ação consiste na distribuição de folder educativo, onde constam orientações básicas sobre a dengue, forma de transmissão, sintomas e tratamento. Junto com essas informações, o folder também contém alerta e medidas que merecem a atenção dos chefes de obras, proprietários, pedreiros e todo o pessoal que trabalha em construções.

O material educativo surgiu da constatação da presença de múltiplos criadouros do mosquito Aedes Aegypti em masseiras, latões e latas de tinta, tambores, baldes, carriolas, lonas plásticas para proteção e cobertura de material de construção, vasos sanitários e até em copos descartáveis, garrafas pet e embalagens de marmitas.

PERIGO

“Esse é um perigo ameaçador, que poderá prejudicar o resultado das nossas ações de enfrentamento à dengue, ocasionando o aumento do número dos casos da doença na nossa população”, alertou o coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia Brito.

“Nessa ação de educação e prevenção, mostramos o perigo a que todos estão expostos, porque são materiais que armazenam água e em condições totalmente favoráveis à proliferação do mosquito da dengue”, informou Fernando.

Conforme tem orientado a secretária de Saúde Pública de Três Lagoas, Eliane Brilhante, “só acabaremos com a dengue, se houver a participação responsável e atuante de toda a nossa população, cuidando da limpeza de seus quintais, casas e de todo o material e utensílios, usados nas construções”, recomendou.

“Infelizmente, a grande maioria de criadouros, transmissores da dengue, está no interior das residências e quintais e também nas construções, como foi constatado pelas nossas equipes de Educação em Saúde e dos Agentes de Combate a Endemias”, observou Eliane Brilhante.

“Estamos percorrendo as construções em andamento no Centro e nos Bairros, na distribuição do folder educativo e também para alertar os trabalhadores da construção civil, quanto ao perigo a que estão sujeitos e qual deve ser a participação de todos no enfrentamento à dengue”, informou o coordenador de Educação em Saúde.

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas recebe oficina gratuita de roteiro para audiovisual com Cadu Xavier

Atividade será realizada no dia 11 de outubro com vagas limitadas e foco em formação para jovens e iniciantes no setor cultural

Adolescente é apreendido com bicicleta elétrica roubada em Três Lagoas

Veículo teria sido levado em assalto à mão armada no bairro Paranapunga, em julho deste ano, segundo a polícia

Homem é preso por descumprir Lei Maria da Penha em Três Lagoas

Segundo a Polícia Militar, suspeito de 36 anos teria mandado de prisão em aberto por descumprir medidas protetivas. De acordo com a Polícia Militar, um...