20.9 C
Três Lagoas
sábado, 16 de agosto, 2025

Eldorado investe em contratações diretas para garantir a qualidade na produção de celulose

17/10/2013 – Atualizado em 17/10/2013

Com projeto de expansão confirmado para 2017, Empresa altamente tecnológica caminha para em qualificação e internalização de mão de obra

Por: Assessoria

A Eldorado Brasil (www.eldoradobrasil.com.br), a maior e mais moderna fábrica de celulose do mundo, iniciou a produção há menos de um ano e já confirmou a primeira expansão para 2017. Neste contexto, a Empresa continua investindo em treinamentos, desenvolvimento profissional e incentivo ao aperfeiçoamento de seus funcionários. Parte das atividades atendidas atualmente por meio de prestadores de serviço também serão absorvidas por colaboradores contratados pela Empresa.

Todas as áreas da Companhia realizaram um balanço das atividades e muitas optaram por contratar funcionários para realizar serviços que antes eram feitos por equipes terceirizadas, como as divisões de limpeza, copa, serviços gerais e colheita. “As equipes próprias estão previstas no plano estratégico da Empresa para aprimorar práticas e expertise desde o projeto inicial. A medida não impacta em grandes alterações de estrutura e já foi iniciada, por exemplo, com a contratação de funcionários Eldorado para a equipe florestal e de transporte interno”, explica o gerente de Recursos Humanos da Eldorado Brasil, Carlos Gajardoni.

De acordo com o executivo, os principais pontos positivos em trabalhar com funcionários Eldorado são a qualificação de mão de obra local, o ganho de produtividade e qualidade e manutenção da cultura empresarial. “Quando falamos em qualidade, é preciso destacar o ambiente de trabalho, a comunicação entre trabalhadores e alta gerência e maior espaço para inovação tecnológica. Com um funcionário Eldorado o contato é direto e a formação mais eficiente e completa”, afirma.

Parte dos novos contratados são ex-colaboradores terceirizados, o que busca manter os profissionais em suas funções e não perder de vista os conhecimentos adquiridos desde a criação da Companhia. A copeira três-lagoense Lúcia Maria Carneiro trabalha na Eldorado há um ano e dez meses e, desde o início de agosto, passou a ser funcionária direta da Empresa. “Gosto muito de trabalhar aqui. Já me sentia parte da Eldorado, mas agora é como se fosse uma filha desta grande família”, conta Lúcia. “Tenho um bom relacionamento com todos e agora estou ainda mais próxima. Sei que trabalho em uma Empresa de muitas oportunidades e vou aproveitar todas que puder”, comemora.

Treinamentos

Para preparar a mão de obra local, a Eldorado investe constantemente em treinamentos. Mais de 600 funcionários da área florestal já foram capacitados a operar tratores e equipamentos. Os participantes tiveram aulas teóricas (com professores), sessões em simuladores (operação dos equipamentos em programa de computador), exercícios práticos (nas plantações, com auxílio e orientação de monitores) e ações operacionais (ao longo de um ano, todos os funcionários que receberam o treinamento, são acompanhados por monitores para ajustes e melhorias).

Paralelamente, cerca de 130 funcionários participam do Programa de Liderança, projeto desenvolvido com todas as áreas da Empresa que ajuda cada líder a trabalhar em conjunto com a sua equipe como se fosse uma empresa própria, mas em total alinhamento com as diretrizes da Eldorado. “Nossos funcionários trabalham aqui com o que chamamos de ‘espírito de dono’. Cada um cuida de suas atividades como se cuidasse de sua própria empresa e incentivamos as lideranças a dar autonomia e acompanhar o desempenho das equipes. Dessa forma, o funcionário se desenvolve ainda mais e a Empresa mantém o mais importante de seus valores, as pessoas”, conclui o gerente de Recursos Humanos.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Varzeano 2025 define campeão neste domingo em Três Lagoas

Finais acontecem no Recanto do Galo com promessa de jogos disputados e casa cheia A temporada 2025 do Campeonato Varzeano de Três Lagoas chega ao...

Portaria estabelece requisitos de programa que permite venda de produtos de origem animal

Com a adesão, produtos como queijos, mel, embutidos e outros de origem animal, poderão ser vendidos em todo o Estado desde que estejam inscritos no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município em que são fabricados.

Grêmios estudantis assumem protagonismo no enfrentamento à violência contra a mulher

O programa envolve gremistas das 337 escolas da Rede Estadual, distribuídas nos 79 municípios, em uma jornada de 40 horas formativas.