15/10/2013 – Atualizado em 15/10/2013
Por: Correio do Estado
Uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Naviraí encontrou em uma marcenaria 25 quilos de pescado de diversas espécies. A PMA foi à empresa na tarde de segunda-feira (14) e encontrou seis redes de pesca e três tarrafas (petrechos proibidos), ainda molhadas e com folhagem normalmente encontrada em rio, indicando o uso recente. Ainda foi encontrada uma fisga, que também é petrecho proibido para a pesca.
Todos os peixes estavam com sinais de captura por petrecho de emalhar (rede e tarrafa) e com perfurações de fisga e ainda diversos exemplares estavam fora da medida permitida por lei. Durante a vistoria os policiais encontraram carne de animal silvestre da espécie capivara, que pesou 14 quilos.
O homem, de 39 anos, afirmou que capturou o pescado no Rio Amambai e Taquara. Com relação a carne de capivara, ele disse ter recebido de um amigo. Todo o material foi apreendido. O pescador foi preso e foi conduzido, junto com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Juti, onde foi autuado em flagrante por armazenar e capturar pescado proveniente de pesca predatória. A pena para este crime é de um a três anos de prisão.
O marceneiro foi multado em R$ 1,7 mil.
