17.5 C
Três Lagoas
sábado, 16 de agosto, 2025

Crianças nascidas em Três Lagoas sairão da maternidade com Certidão de Nascimento

14/10/2013 – Atualizado em 14/10/2013

Crianças nascidas em Três Lagoas sairão da maternidade com Certidão de Nascimento e não mais apenas com o DNV

Ações conjuntas das Secretarias de Saúde e Assistência Social, Hospital Auxiliadora e Cartório farão com que toda a criança saia da maternidade com Certidão de Nascimento e não mais apenas com o DNV

Por: Assessoria

A prefeita Marcia Moura (PMDB) irá assinar, em breve, o Termo de Adesão e Compromisso pela Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento, no município de Três Lagoas.

O resultado prático e imediato desse termo é que toda a criança que nascer na Maternidade do Hospital Auxiliadora não mais terá alta apenas com a via da Declaração de Nascido Vivo (DNV), mas com a Certidão de Nascimento, documento que comprova o Registro Civil de Nascimento no Cartório.

“Este é um compromisso que assinarei com muita alegria, porque irá resultar em importantes ações que trazem dignidade às nossas famílias e garantias para o exercício de cidadania das inúmeras crianças que nascem mensalmente em Três Lagoas”, manifestou a prefeita Marcia Moura.

“A Certidão de Nascimento é um direito humano, fundamental e o primeiro passo para a criança poder viver o pleno exercício da cidadania”, completou a prefeita de Três Lagoas.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, a média mensal de nascimentos na Maternidade do Hospital Auxiliadora é de 140 a 150 crianças.

IMPLANTAÇÃO

Reunião para dar início ao processo de implantação dessa ação em Três Lagoas aconteceu na semana passada (terça-feira -8) com representantes do Hospital Auxiliadora, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social e do Cartório de Registro Civil (2º Cartório de Notas e Registro Civil).

“Foi uma reunião de conhecimento do material a ser usado e de preparação para implantarmos esta importante ação em Três Lagoas”, resumiu a secretária de Saúde, Eliane Brilhante.

A reunião também contou com a presença de membros do Comitê Gestor Estadualpara a Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento, em Mato Grosso do Sul, Sandra Araújo de Barros, representando a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas); e Lucinda Pedrosa do Rosário, da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

“O primeiro passo, já em novembro, será o treinamento de pessoal do Auxiliadora e Cartório do Registro Civil para implantação deste importante serviço”, informou Eliane Brilhante.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suzano abre vagas para operações em Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo

Processos seletivos são gratuitos e abertos a todos os perfis; inscrições vão até 21 de agosto A Suzano, referência na produção de celulose e papel...

Câmera flagra momento em que carro fecha moto e provoca queda em rua da Vila Haro

Motociclista foi surpreendido por Fiat Pálio ao cruzar via preferencial no bairro Vila Haro, onde vítima sofreu escoriações e veículo ficou danificado

Alimentação do IFMS de Três Lagoas vai custar R$ 780,2 mil

IFMS fechou dois contratos referentes a fornecimento de alimentos O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) de Três Lagoas divulgou os novos contratos...