21.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de julho, 2025

Começa hoje a temporada da peça “CHUVISCO, CHUVA, CHUVARADA…” do grupo Identidade

14/10/2013 – Atualizado em 14/10/2013

O espetáculo infantil em comemoração ao Dia da Criança será no anfiteatro da UFMS – Unidade I, de 14 a 20 de outubro, com entrada franca

Por: Assessoria

O Grupo de Teatro Identidade, em parceria com a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul através da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis e o Departamento de Cultura da Prefeitura de Três Lagoas, realiza de de 14 a 20 de outubro, no anfiteatro da UFMS – Unidade I, temporada da peça teatral “Chuvisco, Chuva, Chuvarada…”

Com entrada franca, o espetáculo infantil tem como objetivo atender às Escolas e demais Instituições que acolhem crianças e adolescentes no município e comunidade em geral, que fomentará a programação de atividades desenvolvidas direcionadas às crianças do município, com a finalidade de atingir um público significativo durante a temporada. A peça teatral tem classificação livre, e é indicada para todos os públicos.

O espetáculo terá duas sessões diárias de segunda-feira a sexta-feira, às 8h30 e às 14h30, havendo necessidade de pré- agendamento para as apresentações. Já nos dias 19 e 20 (sábado e domingo), a apresentação será às 19h.

O objetivo da temporada do espetáculo é fortificar a formação de plateia no município de Três Lagoas e disponibilizar o processo teatral para entidades educacionais da cidade, que queiram levar seus alunos ao teatro nas datas e horários estabelecidos. Ainda pretende-se potencializar o processo teatral da peça “Chuvisco, Chuva Chuvarda…” para dar fluidez aos seus atores que compõem o elenco, e ainda exercitar o praticar teatral como aspecto primordial, advindo especificamente da repetição.

O ESPETÁCULO

O espetáculo infantil “Chuvisco, Chuva, Chuvarada…” é uma adaptação livre do texto “Eu chovo, tu choves, ele chove…” de Sylvia Orthof. O espetáculo faz chover boas sensações, com uma deliciosa e bem humorada percepção à liberdade, mostrando como um simples PINGO DE CHUVA pode subverter a ordem estabelecida e transformar a vida numa grande aventura.

A direção do espetáculo é de Leandro Cazula e o elenco é composto pelos atores e atrizes: Bruna Neto, Cesar Nogawa, Erick Victor, Guilherme Lemes, Jajá Ribeiro e Tatiana Mizobe. Os figurinos e maquiagem tem a concepção de Giovanni Piancelli Zanutto, que ainda conta com o apoio técnico de Cadu Fluhr, Emerson Matos, Lucas Pache, Felipe Citro, Manoel de Souza, Karoline Ferreira e Evelly Vitória.

PROCESSO CÊNICO

O texto teatral “Eu Chovo, Tu Choves, Ele Chove…” foi escrito em 1976, pela escritora Sylvia Orthof e se tornou um clássico para as crianças. É uma das peças mais premiadas da autora, em que ela enfoca a liberdade de expressão como tema central. O texto é uma mistura de fantasia e realidade, marcado pelo humor, pela linguagem simples, diálogos curtos, diversão e musicalidade. Na peça a autora brinca com a linguagem, começando pelo título, em que conjuga o verbo chover.

O Grupo de Teatro Identidade – Três Lagoas/MS iniciou o processo do espetáculo em março de 2012, na qual durante a sua concepção houve a adaptação da peça para “Chuvisco, Chuva, Chuvarada…”, pois a teatralidade ficou marcante sob a forma de voz nos diálogos, na musica, figurino e encenação, pois apresenta a produção-representação das ações humanas, nesse caso com a relação patrão e empregado.

As cenas da peça ocorrem em três ambientes: céu, terra e mar. A trilha sonora é baseada em melodias folclóricas, de cantigas populares, adaptadas para a peça. Para o público infantil a comédia é a forma dramática mais adequada para se transmitir uma mensagem, pois, mesmo que ele sinta a peça como um drama, é importante que predominem os elementos cômicos. Assim, o espetáculo instiga a criança a tornar-se crítica, pois os personagens discutem temas relacionados com a nossa sociedade, além de estimular a imaginação e trabalhar a ludicidade.

HISTÓRIA

A peça inicia-se com todos os Pingos de chuva cantando. O conflito se estabelece quando o Pingo precisa entregar a carta do Senhor Patrão Chuveiro para a Madame Sereia que mora no fundo da poça, onde é o mar. Pingo tem uma acompanhante em sua chuva, a Titia Nuvem. A poça fica no galinheiro onde mora a Dona Galinha d’Angola. Depois de chover na poça com a Tia Nuvem, Pingo chega ao fundo do mar, onde mora a Madame Sereia, que esta sempre reclamando da bagunça de seu reino e devido à organização da empregada Ova de Peixe. No desenrolar dos acontecimentos, há uma revolução entre a relação patrão-empregado, onde as ordens se invertem.

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jacaré ataca cadela na Lagoa Maior e moradores temem risco a crianças

Ataque ocorreu na sexta-feira (4); protetoras resgataram cadela e pedem ação imediata das autoridades Um jacaré atacou uma cadelinha nas margens da Lagoa Maior, em...

Suzano abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Três Lagoas e Brasilândia

A empresa Suzano, referência global na produção de celulose, está com inscrições abertas para cinco vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) nos municípios...

Câmara Municipal adia sessão ordinária em respeito ao falecimento da ex-vereadora Marlene Martinho

A Câmara Municipal de Três Lagoas informou que a sessão ordinária prevista para esta terça-feira (8) foi adiada para quarta-feira (9), às 8h, em...