29.2 C
Três Lagoas
sábado, 17 de janeiro, 2026

Apple quer alargar o seu mercado com um iPhone low cost

13/10/2013 – Atualizado em 13/10/2013

O gigante americano Apple deverá revelar hoje (10) novos modelos do iPhone, nomeadamente uma versão mais barata para tentar recuperar terreno no mercado dos smartphones.

Os analistas prevêem que a Apple levante o véu sobre um modelo mais barato do iPhone, para concorrer com os fabricantes low cost – há um evento agendado para essa terça-feira na sede da empresa, em Silicon Valley.

A Apple deverá também apresentar uma versão melhorada do clássico iPhone, que, segundo analista Charles Golvin, da Forrester, deverá chamar-se “5S” e ter “a mesma aparência das versões anteriores, mas com um novo processador mais rápido e novas capacidades gráficas”.

Como já é habitual, o lançamento de cada novo modelo é sinônimo de rumores na Internet, que desta vez passam pela possível introdução da cor dourada e de um reconhecimento por impressão digital, que reforçaria a segurança.

O iPhone low cost deverá chamar-se “5C”, porque “será proposto em várias cores, como o iPod Touch”, explicou Charles Golvin à AFP.

Para este analista, o 5C será importante para ganhar clientes na China e nos mercados emergentes, onde é intensa a concorrência de modelos mais baratos, equipados com o sistema Android da Google.

A Apple também convidou a imprensa para um evento em Pequim, onde os peritos prevêem que será desvendada uma parceria com o principal operador chinês de telemóveis, a China Mobile, que tem 700 milhões de clientes no país.

Capacidade de inovação em questão
A estratégia da Apple quanto ao iPhone foi historicamente focada em produtos de gama alta, com preços elevados, e o grupo sempre se mostrou “incapaz de oferecer produtos adaptados” a 60% do público potencial de smartphones, o que deverá mudar com o 5C, sublinha, por sua vez, a corretora Cantor Fitzgerald, numa nota citada pela AFP.

Os analistas, por outro lado, não esperam qualquer anúncio sobre um relógio inteligente ou a Apple TV, dois temas que também têm sido alvo de especulações constantes.

Charles Golvin acredita que a Apple não perdeu a sua capacidade de inovação, como dizem vários analistas, como Trip Chowdhy, da Global Equities Research.

“Há um fluxo quase constante de críticas, mas elas são mais evidentes em relação à Apple”, porque “o grupo lançou produtos que mudaram verdadeiramente a forma como as pessoas vivem”, assinala Golvin.

O mercado de smartphones é dominado pelos aparelhos com sistema Android, que representam três quartos do mercado, mas a empresa analista IDC prevê que a Apple aumente a sua quota para 17,9% neste ano, face aos 16,9% em 2012.

O anúncio de terça-feira poderá ainda incluir uma nova versão do sistema operativo iOS. Será a sétima versão e poderá incluir um serviço de rádio iTunes, com mais de 200 estações, e um catálogo de música. Com recurso à aplicação Siri, será possível perguntar ao telefone: “Quem canta esta canção?”

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Congresso retoma trabalhos com 24 medidas provisórias na pauta de votações

MPs tratam de temas como CNH, FGTS, crédito extraordinário, proteção de dados, agricultura, programas sociais e incentivos econômicos O Congresso Nacional inicia o ano legislativo...

Previsão de tempo instável continua neste sábado em Três Lagoas

Meteorologia aponta temperaturas elevadas, alta umidade e instabilidade ao longo do dia

Vigilância Sanitária apreende canetas emagrecedoras e medicamentos irregulares enviados por Correios em MS

Operação conjunta identificou milhares de produtos sem registro ou autorização sanitária durante fiscalização em Campo Grande Uma ação conjunta da Vigilância Sanitária Estadual e dos...