21.1 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

Estado de saúde de príncipe atingido por avalanche é “estável”, mas com risco

Internacional – 17/02/2012 – 17:02

O príncipe Friso da Holanda, que foi atingido nesta sexta-feira por uma avalanche de neve enquanto esquiava na cidade de Lech (Áustria), tem estado de saúde “estável” mas corre risco de morte, informou a Casa Real holandesa.

Friso, que está agora internado na UTI de um hospital de Innsbruck, foi reanimado por homens que conseguiram resgatá-lo após ele permanecer 20 minutos soterrado na neve, segundo a rede de televisão estatal holandesa “NOS”.

“Os médicos disseram que seu estado de saúde é estável, mas ele não está fora de perigo”, disse o Serviço de Informação da Casa Real (RVD) em nota oficial.

O RVD indicou em novo comunicado agora pouco que “segundo os médicos, será necessário esperar vários dias até que se possa dizer algo sobre a previsão” de melhora príncipe.

A rainha Beatrix e a esposa do príncipe, Mabel Wisse Smit, estão no hospital de Innsbruck onde o princípe está internado, segundo o RVD.

De acordo com a “NOS”, o segundo filho da rainha Beatrix estava esquiando com um grupo de amigos fora da pista determinada.

A família real holandesa costuma passar suas férias de inverno em Lech, cujo município informou em comunicado que o príncipe Friso foi a única pessoa soterrada pela avalanche.

“Na ação de busca iniciada imediatamente essa pessoa pôde ser resgatada rapidamente” e foi atendida imediatamente pelos médicos em um helicóptero, antes de ser transferido para um hospital, segundo o comunicado do município.

O prefeito de Lech, Ludwig Muxel, declarou à televisão pública austríaca que o desmoronamento tinha 30 metros de comprimento e que “não havia nenhum guia ou professor de esqui” acompanhando Friso.

No momento em que aconteceu a avalanche, havia sido emitido um alerta advertindo que o risco de desmoronamentos era “grande”.

Segundo o relatório da situação de avalanchas do Centro Regional de Alarmes do estado federado austríaco de Vorarlberg (perto da fronteira com a Suíça), a situação é tal que massas de neve podem desprender-se com uma carga adicional mínima, ou seja, até mesmo com o peso de um esquiador.

O príncipe Johan Friso de Orange-Nassau tem 43 anos e em 2003 renunciou a seus direitos ao trono para poder casar-se no ano seguinte com Mabel, que tinha conhecido Klaas Bruinsma, um suposto traficante de droga muito famoso no país assassinado em 1991.

Mabel não explicou ao Governo holandês na ocasião toda a verdade sobre esta relação, e por isso o Executivo decidiu não pedir ao Parlamento o sinal verde para o casamento (necessário para manter os direitos sucessórios), e obrigou Friso a escolher entre sua amada e seus direitos de sucessão ao trono.

Do casamento nasceram duas filhas, Emma e Joanna, de 6 e 5 anos respectivamente.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dez anos da LBI: Brasil ainda enfrenta barreiras na inclusão de pessoas com deficiência

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), completou 10 anos...

Após feminicídios brutais, MS avança em projetos para expor histórico criminal de agressores

Manchetes trágicas marcaram o noticiário sul-mato-grossense em 2025: “Ex-marido que tentou matar mulher a tiros tinha mais de 8 passagens por violência doméstica”, “Noivo...

PM aborda dupla após denúncia de perturbação em ponto de ônibus em frente ao shopping de Três Lagoas

Na tarde deste sábado, 12 de julho, a Polícia Militar de Três Lagoas agiu rapidamente após receber uma denúncia de perturbação em um ponto...