05/10/2013 – Atualizado em 05/10/2013
Por: advfn.com
A maior produtora mundial de celulose de eucalipto quer diversificar os negócios e escolheu o município de Aracruz (no Espírito Santo) para erguer a primeira unidade fabril de sua joint venture com a americana Ensyn Corporation, voltada à produção de óleo combustível a partir de biomassa. Ao mesmo tempo, a companhia tem tudo pronto para definir, no próximo ano, a expansão da fábrica de celulose de Três Lagoas (MS), com investimento não superior a US$ 2,5 bilhões
Até o final do ano, a proposta de construção da unidade de biocombustível em 2014 deve ser levada ao conselho de administração, afirma o presidente da empresa, Marcelo Castelli. Com a cidade escolhida – Aracruz, a Fibria trabalha com mais de opção de tamanho da unidade, e é isso, segundo Castelli, que irá definir o valor do investimento.
As análises da Fibria mostram que há projetos com dimensões que variam de 150 toneladas de biomassa consumida por dia a 400 toneladas diárias. A parceria entre a Fibria e a Ensyn, cujo produto substitui o petróleo para aquecimento industrial e pode ser usado como combustível de transporte e geração de energia, foi anunciada no fim do ano passado. Com investimento de US$ 20 milhões, a brasileira comprou 6% do capital da produtora de biocombustível e acertou a constituição da joint venture no país.
