22.8 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro, 2025

Três-lagoenses terão que adiantar seus relógios em uma hora no dia 20

03/10/2013 – Atualizado em 03/10/2013

o novo horário começa à zero hora de 20/10/2013 e vai até zero hora de 16/02/2014

Por: Marco Campos

Na publicação que saiu na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (30), foi confirmada a exclusão do Tocantins do horário de verão 2013/2014. O decreto nº 6.558, prevê no Art. 2º que “a hora de verão vigorará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. (NR)”.

O pedido do governo estadual para que o Tocantins ficasse de fora do horário de verão já havia recebido parecer favorável do Ministério de Minas e Energia. A confirmação oficial ainda dependia da publicação do decreto presidencial no DOU.
Entenda

O horário de verão 2013/2014 começa à meia noite do dia 20 de outubro e segue até dia 16 de fevereiro de 2014. Em 2012, o Tocantins foi incluído devido a uma solicitação do governador, José Wilson Siqueira Campos (PSDB), que alegou que seria melhor para se adequar ao horário de funcionamento dos bancos e às tabelas de horários dos voos nos aeroportos.

A medida não foi bem aceita pela população e antes do início do horário, o governador pediu à presidente Dilma Rousseff e ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a desistência do estado, mas o pedido não foi aceito.

Por que existe o horário de verão?

O horário de verão é adotado nesta estação pelo fato de os dias serem mais longos, devido à posição da Terra em relação ao Sol. Isso faz com que as luzes sejam acendidas mais tarde, e faz dessa medida uma forma eficiente de se economizar energia.

O horário de verão só se aplica nas regiões mais afastadas da Linha do Equador. Já para as regiões mais próximas desse ponto, os dias e as noites têm a mesma duração durante todo o ano, fazendo com que essa prática alcance resultados menores ou até mesmo não alcance vantagens em economia.

No entanto, ainda existe o benefício de se deslocar o alto consumo dos horários de pico (de 18h às 21h) para outros períodos do dia

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PIB dos municípios de MS cresceu em todas as regiões com destaque para áreas agroindustriais

Em 2023 o PIB de Mato Grosso do Sul alcançou R$ 184 bilhões, variação de 13,4% em relação a 2022, quatro vezes maior que o índice nacional (3,2%) e o segundo maior percentual do Brasil, atrás apenas do Acre que teve variação de 14,1%.

Governo de MS expande investimentos para ações de combate as endemias nos municípios

O trabalho mostra resultados, e pelo segundo ano consecutivo, o número de casos de dengue diminuiu no Estado.

Escolas da Rede Estadual finalizam ano letivo e se preparam para retorno dos alunos em fevereiro de 2026

O retorno dos estudantes está marcado para o dia 9 de fevereiro, quando têm início as aulas do novo período, após uma etapa de organização que assegura o início do ano com planejamento e acolhimento das equipes escolares.