21.1 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

Investigação sobre causas de incêndio em prisão de Honduras é iniciada

Internacional – 17/02/2012 – 15:02

Uma equipe de especialistas dos Estados Unidos inicia hoje a investigação sobre as causas do incêndio na penitenciária de Comayagua, no centro de Honduras, no qual morreram mais de 350 na noite de terça-feira.

Os especialistas são membros da Equipe de Resposta Internacional do Bureau de Bebidas Alcoólicas, Tabaco e Armas de Fogo, que oferece “assistência técnica e forense e supervisiona as investigações de incêndios e explosivos em todo mundo”, segundo a embaixada norte-americana.

Centenas de familiares continuam nos arredores do necrotério do Ministério Público à espera dos corpos carbonizados devidamente identificados. No entanto, 48 horas depois incêndio, apenas dez já foram entregues aos parentes das vítimas pelas autoridades forenses, dado o lento processo de identificação e autópsias dos cadáveres, do qual participam profissionais do Chile, El Salvador e México.

O Comitê de Familiares de Presos Desaparecidos de Honduras (Cofadeh) denunciou ontem que uma fuga planejada teria causado o incêndio. Segundo a organização, um sobrevivente da tragédia relatou que a fuga estava combinada com a polícia e que o diretor do centro de detenção sabia sobre o pagamento realizado aos agentes de segurança.

O episódio ocorreu justamente quando a sociedade hondurenha pede uma limpeza na polícia porque muito de seus membros estão supostamente envolvidos com o crime organizado.

Fonte: ansa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dez anos da LBI: Brasil ainda enfrenta barreiras na inclusão de pessoas com deficiência

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), completou 10 anos...

Após feminicídios brutais, MS avança em projetos para expor histórico criminal de agressores

Manchetes trágicas marcaram o noticiário sul-mato-grossense em 2025: “Ex-marido que tentou matar mulher a tiros tinha mais de 8 passagens por violência doméstica”, “Noivo...

PM aborda dupla após denúncia de perturbação em ponto de ônibus em frente ao shopping de Três Lagoas

Na tarde deste sábado, 12 de julho, a Polícia Militar de Três Lagoas agiu rapidamente após receber uma denúncia de perturbação em um ponto...