01/10/2013 – Atualizado em 01/10/2013
Por: Marco Campos
O Programa Municipal de Defesa do Consumidor em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, comemorado nesta data (01/10), vem prestar orientações e esclarecer que esta data merece atenção de todos. Nossos idosos sofrem com o descaso e o preconceito de boa parte da sociedade e pensando em proteger os direitos do consumidor idoso que o Procon/TL orienta como segue:
Vários são os direitos dos idosos: atendimento preferencial, trabalho, aposentadoria, habitação, saúde, cultura, esporte e lazer, educação, transporte e estacionamento. Orientamos sobre os cuidados com as práticas comerciais desleais e propagandas enganosas,como fazer compras, etc.
Seus direitos em relação ao crédito consignado também são preocupantes onde a abordagem que algumas instituições do setor financeiro realizam para a concessão de empréstimo consignado – crédito com desconto no benefício (aposentadoria ou pensão) através de empréstimo pessoal ou cartão de crédito. Existem empresas que se aproveitam da falta de conhecimento dos consumidores idosos para induzi-los a assinar contratos de financiamento e outros documentos que podem comprometer o orçamento mensal.
Outro problema enfrentado pelos idosos é em relação aos planos de saúde.A ANS(Agência Nacional de Saúde Suplementar) determinou,que a comercialização de planos, seja na venda direta ou na mediada por terceiros, não pode desestimular, impedir ou dificultar o acesso ou ingresso de beneficiários em razão da idade, condição de saúde ou por portar deficiência. Esta medida foi adotada devido a matérias divulgadas na imprensa a respeito dos procedimentos de algumas operadoras de planos de saúde para dificultar a contratação por parte desta parcela da população.
É pensando em proteger os direitos do consumidor idoso que o Procon-TL esta sempre a disposição para orientação e registro de reclamações na Avenida: Capitão Olinto Mancini, nº2462-Edificio Herpe.1º andar –Jardim Primaveril – das 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.
