25.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de novembro, 2025

IFMS oferece 80 vagas em cursos técnicos de nível médio em Três Lagoas

30/09/2013 – Atualizado em 30/09/2013

Termina nesta terça prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição

Por: Assessoria

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para o Exame de Seleção 2014, processo seletivo para ingresso de estudantes nos cursos técnicos de nível médio.

No Câmpus Três Lagoas, são oferecidas 40 vagas para o curso técnico em Informática (manhã) e 40 vagas para técnico em Eletrotécnica (tarde).

As inscrições devem ser feitas até 17 de outubro, exclusivamente pela internet. Para concorrer às vagas, é preciso ter o ensino fundamental completo.

Para se inscrever o candidato deve acessar a página da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), responsável pela aplicação da prova. O endereço é o www.copeve.ufms.br.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 35,00 e pode ser recolhido em qualquer agência do Banco do Brasil, até 18 de outubro.

Isenção – O candidato hipossuficiente que comprovar essa condição pode solicitar a isenção da taxa de inscrição até esta terça-feira, 1º de outubro. O formulário está disponível na página da Copeve.

O formulário de isenção preenchido, a ficha de inscrição assinada, a cópia do documento oficial com foto e do comprovante do Número de Identificação Social (NIS) devem ser entregues no câmpus da UFMS no município. Em Três Lagoas, o endereço é Avenida Capitão Olinto Mancini, 1.662.

A documentação também pode ser enviada pelos Correios (Sedex ou carta registrada com Aviso de Recebimento) para a Copeve – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS – Comissão Permanente de Vestibular/Cidade Universitária, s/nº – Caixa Postal 549 – Corredor Central – CEP 79.070-900 – Campo Grande/MS.

Cotas – Candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública têm direito à metade das vagas. Dentro desse percentual, há reserva para estudantes com renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e para os que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

O candidato deverá escolher a opção “Beneficiário de Ação Afirmativa” no ato da inscrição. A documentação para comprovar a renda familiar bruta mensal consta no anexo II do edital de abertura do Exame.

Prova – Será aplicada no dia 24 de novembro, às 14 horas (horário de Mato Grosso do Sul). O Exame de Seleção tem questões de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais.

A previsão é que os locais de prova sejam divulgados no dia 13 de novembro, na página da Copeve. O resultado do processo seletivo está previsto para o dia 13 de dezembro, no mesmo endereço eletrônico.

Exame de Seleção – O IFMS oferta 760 vagas em cursos técnicos integrados de nível médio para o primeiro semestre de 2014. Além de Três Lagoas, a oferta é feita nos câmpus Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina e Ponta Porã.

Os cursos técnicos integrados têm duração mínima de três anos e meio, incluindo o estágio obrigatório. A exceção é o curso oferecido em período integral, que pode ser concluído em três anos, no mínimo.

A relação de cursos e vagas por município está disponível no edital de abertura do Exame de Seleção 2014.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026