27/09/2013 – Atualizado em 27/09/2013
A data é uma celebração das florestas e à promoção do manejo florestal responsável ao redor do mundo
Por: Assessoria
Em quatro anos, a Fibria/MS conquistou oito certificações, dentre elas a Forest Stewardship Council ® (FSC).
Hoje é comemorado o FSC Friday, um dia dedicado à celebração das florestas e à promoção do manejo florestal responsável ao redor do mundo. As pessoas são convidadas a olhar para os produtos de madeira e papel que consomem e procurar pelo selo FSC, pensando nos benefícios sociais e ambientais que o mesmo representa.
A FSC é uma organização internacional, sem fins lucrativos, dedicada a promover o manejo florestal responsável. Florestas certificadas pelo FSC são encontradas em todo o mundo, com os mais elevados padrões ambientais e sociais. Produtos de madeira e papel oriundos destas florestas recebem o selo FSC, que garante que determinado produto é proveniente de uma floresta bem gerida e que beneficia as pessoas e o meio ambiente.
Unidade MS
A Unidade Florestal de Mato Grosso do Sul, possui uma base florestal de 347 mil hectares dos quais 100 mil hectares são de áreas destinadas à conservação. As plantações de eucalipto são formadas respeitando os mais modernos conceitos de cultivo mínimo do solo aliadas as melhores práticas de conservação dos recursos, garantindo assim uma produtividade sustentada. Para garantir o sucesso em todas as fases do processo, a Fibria investe constantemente em tecnologia e na capacitação profissional.
As mudas utilizadas na unidade florestal Três Lagoas, são geradas com tecnologia clonal, uma das mais avançadas bases genéticas para formação de florestas destinadas à produção de celulose. O processo de colheita adotado respeita as características da região, utilizando sistemas eficientes que contam com equipamentos de última geração.
Para o gerente de silvicultura, José Márcio Cossi Bizon, a conquista das certificações é fundamental para uma empresa que tem em sua estratégia de negócio a preocupação com a sustentabilidade. “É vital termos certificações que validem a qualidade dos nossos processos e os três pilares de sustentabilidade: ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável”.
Curiosidades
O eucalipto é uma planta exótica (não é nativa do Brasil), assim como o café, o milho, a soja, a cana-de-açúcar e várias outras culturas amplamente cultivadas em nosso país.
Nas áreas estudadas, as crenças de que o eucalipto seca a terra não se sustentam. Com um manejo adequado, o consumo de água é semelhante ao das florestas nativas e suas raízes permanecem distantes dos lençóis freáticos.
O eucalipto leva aproximadamente sete anos até ser colhido e requer poucas ações do homem sobre o solo. Ele pode ser cultivado em terrenos de baixa fertilidade natural e não exige muitos nutrientes e defensivos agrícolas em comparação com outras culturas.
Manejado de forma adequada, o eucalipto propicia a proteção e a conservação da biodiversidade, como pode ser observado nos resultados apresentados sobre o monitoramento de biodiversidade nas áreas da Fibria.
Com seu crescimento rápido, o eucalipto ajuda a absorver o gás carbônico da atmosfera, devolvendo oxigênico puro à natureza. O papel das florestas de eucalipto é fundamental no esforço da humanidade em neutralizar os gases de efeito estufa responsáveis pelo aquecimento da Terra.

