26/09/2013 – Atualizado em 26/09/2013
As inscrições terminam na amanhã 27 de setembro
Por: Rayani Santa Cruz
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até sexta-feira, 27, inscrições para cursos de qualificação profissional em sete municípios. A oferta é feita por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Em Três Lagoas, são oferecidas 235 vagas para os cursos de inglês e espanhol básico, auxiliar administrativo, recepcionista e meios de hospedagem, aconselhador de dependente químico, cuidador de idosos e auxiliar de contabilidade.
A diretora-geral do Câmpus Três Lagoas, Girlane Bondan esteve no programa Linha Direta com a notícia do Romeu Campos divulgando as vagas disponíveis em Três Lagoas.
Gislaine Bondan também diz que o candidato deve ter, no mínimo, 15 anos de idade e a escolaridade exigida no edital.
“O edital do processo seletivo está disponível na Central de Seleção do IFMS. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao. Os cursos, número de vagas e o turno de aulas constam no site, mas se a pessoas quiser saber a carga horária, período, onde faz inscrição e não tiver acesso a internet pode ligar no 3521 8819”.
Segundo a diretora geral há uma parceria entre o IFMS e o CRAS/TL “O CRAS nos leva a necessidade da comunidade em relação a cursos e treinamentos, e nós buscamos atende-los conforme a demanda, nós temos uma reserva de inscrições para pessoas cadastradas no CRAS” completa.
Bordan ainda traz mais novidades como o edital de cursos técnicos de informática e eletrotécnica junto ao ensino médio, as informações desses dois cursos estarão disponíveis em outra página no próprio site da Rádio Caçula.
Inscrição
Os interessados devem comparecer aos locais e horários indicados no edital (anexo II) com a ficha de inscrição preenchida e assinada (anexo III), além de original e cópia do documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e de escolaridade.
Homens maiores de 18 devem comprovar que estão em dia com o serviço militar.
Candidatos às vagas da Secretaria de Estado de Educação devem comprovar que estão matriculados no ensino médio da rede pública. Já os vinculados ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome precisam apresentar o Número de Identificação Social (NIS).
A relação de inscritos na primeira etapa deve ser divulgada no dia 30 de setembro.
Vagas remanescentes
Caso a oferta não seja preenchida pelo público vinculado às demandantes até esta sexta, as vagas disponíveis serão ofertadas a partir do dia 28.
Para concorrer, é preciso ter perfil compatível com a legislação em vigor – Lei n° 12.513 – que inclui estudantes de escola pública, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.
A inscrição deverá ser feita pelo Portal do Pronatec, do Ministério da Educação, até 7 de outubro. O endereço é o http://pronatec.mec.gov.br/. As vagas serão preenchidas por ordem de cadastro.
O candidato deverá comparecer ao local indicado, independentemente do demandante, dentro do prazo estabelecido no termo emitido pelo Portal do Pronatec com os documentos solicitados no edital.
A previsão é que as aulas tenham início no dia 8 de outubro.
Pronatec – Criado pelo Governo Federal em 2011, o programa busca ampliar a oferta e o acesso da população à educação profissional e tecnológica.
Atualmente, o IFMS oferece cursos técnicos concomitantes a estudantes da rede pública estadual em Aquidauana, Campo Grande e Corumbá.

