Geral – 17/02/2012 – 11:02
Dez escolas vão desfilar entre sexta-feira (17) e sábado (18) no Complexo Cultural do Porto Seco. Pertencentes ao Grupo Especial de Porto Alegre, brigam pelo título na edição de 2012 do Carnaval. Cerca de 32 mil pessoas assistirão à folia nos dois dias de festa. Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do local a partir das 20h. Conheça um pouco mais do samba-enredo de cada concorronte, assim como a sua história.
Sexta-feira (17)
Imperatriz Dona Leopoldina
Horário de desfile: 23h45
Enredo: “A UNE somos nós, nosso samba, nossa voz – 75 anos de Cara Pintada de Brasil”
O que esperar do desfile: Samba, bossa nova e política. A escola vem contar a história da União Nacional dos Estudantes (UNE), fundada em 1937. Ao longo de 75 anos a UNE esteve presente nos principais acontecimentos políticos, sociais e culturais do país. A escola, que faz parte da galeria das campeãs do Grupo Especial de Porto Alegre, promete trazer 14 alas, 4 alegorias e 1900 componentes.
Presidente: Maurício Nunes
Carnavalesco: Chico Passos
Intérpretes: Emerson Dias e Cesinha
Unidos de Vila Isabel
Horário de desfile: 01h05
Enredo: “Ibia-Mon – Minha história, minha raiz”
O que esperar do desfile: A escola homenageia o município de Viamão. A cidade onde a escola nasceu completa 270 anos e vai ser lembrada através dos índios que batizaram aquele lugar de “Ibia-Mon”, a terra de pássaros. Nas fantasias e alegorias, vamos ver marcos e monumentos do município que já foi capital do estado. A comunidade viamonense vai desfilar com orgulho e alegria uma história de amor pelas origens. Promete 18 alas, cinco alegorias e 1500 componentes.
Presidente: Juarez Gutierres
Carnavalesco: Jonessy Nunes
Intérprete: Aryzinho
União da Vila do IAPI
Horário de desfile: 02h25
Enredo: “Água, berço da existência”
O que esperar do desfile: A Vila vem para a avenida mostrar o quanto a água é preciosa e essencial aos seres humanos e para as outras formas de vida. A escola quer lembrar que a mesma água que resiste a explosões, brota de um único fio de esperança. Através da conscientização, espera por um futuro sem desperdício, sem poluição, sem agrotóxicos. O que a Vila promete é inundar o Porto Seco com uma enxurrada de alegria através das 19 alas, cinco alegorias e 1600 componentes.
Presidente: Jorge Sodré
Carnavalesco: Sérgio Guerra
Intérprete: Renan Ludwig
Acadêmicos de Gravataí
Horário de desfile: 03h45
Enredo: “A onça negra samba e canta Passo Fundo”
O que esperar do desfile: Com 51 anos de fundação, a escola quer mostrar na avenida uma mistura de mito e realidade para contar a fascinante história de Passo Fundo. As belezas naturais, o desenvolvimento, a religião, o povo, a cultura e os fatos que marcaram os 155 anos do município do norte do estado. O público pode acompanhar o índio nativo, o bandeirante, o imigrante e o tropeiro, personagens que ajudaram a escrever essa história. Promete cinco alegorias, 18 alas e 1600 componentes.
Presidente: Rita Bitencourt
Comissão de Carnaval: Edy Brittes, Heitor Bitencourt, Daniel Borges, Ramon Gadens e Maurício Gamarra
Intérprete: Lú Astral
Bambas da Orgia
Horário de desfile: 05h05
Enredo: “Dos cerros do solo gaúcho nasce a Rainha da Fronteira. Bagé, um salto para o futuro”
O que esperar do desfile: A história do bravo e valente índio charrua Ypagé, lutador que cresceu na aldeia e conquistou até o homem branco. Guerreiro que foi homenageado, dando nome a terras que, mais tarde, se tornariam a cidade de Bagé. Nos 200 anos do município, os Bambas, que comemoram 71 anos em 2012, relembram a coragem de Ypagé e a história de Bagé, a cidade que é conhecida como a Rainha da Fronteira. Promete 18 alas, cinco alegorias e 1800 componentes.
Presidente: Rosalina Conceição
Carnavalesco: Gilson da Silva “Giguili”
Intérprete: Sandrinho Gessé
Sábado (18)
Estado Maior da Restinga
Horário de desfile: 23h
Enredo: “Da mitologia à realidade: A Tinga de taça na mão! Vinhos do Brasil, sinônimo de qualidade, saúde, prazer e prosperidade”
O que esperar do desfile: A Estado Maior da Restinga promete mexer com o paladar do público. O vinho chega à festa mais popular do planeta. Com 35 anos e atual campeã do Carnaval de Porto Alegre, vai mostrar o início da produção vinícola no Brasil e a chegada dos primeiros imigrantes italianos, que ajudaram no desenvolvimento da serra gaúcha. Com 21 alas, cinco alegorias e 2000 integrantes, a ‘’Tinga’’ , como é calorosamente chamada, quer convocar a todos para uma Festa da Alegria.
Presidente: Robson Dias “Preto”
Carnavalesco: Paulo Jorge
Intérprete: Wander Pires
Império da Zona Norte
Horário de desfile: 0h20min
Enredo: “O Império Contra-Ataca”
O que esperar do desfile: Os “Leões da Zona Norte”, como é chamada a escola, apresentam na avenida uma batalha: o bem contra o mal. O trabalho do carnavalesco Renato Lage conduz o espectador por um cenário de luta contra a desigualdade social, a fome e todos os males que causam medo. O futuro está nas crianças, esperança de um mundo melhor. O contra-ataque do Império cantará o amor e a paz, onde o bem triunfará em uma grande festa da igualdade, o Carnaval. A Império da Zona Norte promete 20 alas, cinco alegorias e 1800 componentes.
Presidente: Marco Moraes “Marquinhos”
Carnavalesco: Renato Lage
Intérprete: Sandro Ferraz
Protegidos da Princesa Isabel
Horário de desfile: 01h40
Enredo: “Das trevas à luz… Seguimos protegidos rumo ao paráiso”
O que esperar do desfile: Completando 43 anos em 2012, a Protegidos da Princesa Isabel está de volta ao Grupo Especial. Foi campeã do Grupo A no carnaval passado, com o enredo “São João, Acende a Fogueira da Minha Paixão”. Neste ano quer trazer para avenida a força e as energia que influenciam a vida do homem na Terra. A luta do bem contra o mal, das trevas com a luz. Sempre existe uma luz no fim do túnel, uma nova vida, uma outra direção a seguir, um paraíso, onde estaremos “protegidos” de toda a escuridão. Tem quatro alegorias, 16 alas e 1500 componentes.
Presidente: Gélson Kohn “Geada”
Carnavalesco: Ricardo Paulino
Intérprete: Fabio Ananias
Embaixadores do Ritmo
Horário de desfile: 3h
Enredo: “O que os olhos não veem, o coração não sente?”
O que esperar do desfile: Com 62 anos de história a Embaixadores do Ritmo pergunta: “O que os olhos não veem, o coração não sente?” A escola retoma a figura do Santo Guerreiro, homenageado no enredo de 2011, quando alcançou o oitavo lugar. A escola vai falar do sentimento da mãe que ama o filho antes mesmo dele nascer, da saudade de quem está longe dos olhos e do mito grego da Caixa de Pandora, que ao ser aberta espalhou os males pelo mundo. Promete 19 alas, cinco alegorias e 1500 componentes.
Presidente: Girozinho
Carnavalesco: Kiko
Intérpretes: Paulinho Mocidade e Farelo
Imperadores do Samba
Horário de desfile: 04h20
Enredo: “Imperadores apresenta Paulo Paim: Um leão na luta que faz o bem sem olhar a quem”
O que esperar do desfile: Os Imperadores do Samba foram à Caxias do Sul para contar a trajetória de Paulo Paim. A comunidade traz para a avenida a garra e a determinação do povo brasileiro. Negro, líder sindical, metalúrgico, deputado e senador, para os Imperadores, Paulo Paim é como um leão, que simboliza a garra e a bravura de cada cidadão. Promete 21 alas, cinco alegorias e 1600 componentes.
Fonte: Globo.com