22.8 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro, 2025

Educação Ambiental inicia nova etapa de atividades com professores de Três Lagoas e Castilho

24/09/2013 – Atualizado em 24/09/2013

Oficinas debatem fotografia como proposta pedagógica para discussão da Educação Ambiental em sala de aula

Por: Assessoria

Professores das redes municipais de Três Lagoas (MS) e Castilho (MS) iniciaram nesta semana mais uma etapa de atividades do Programa de Educação Ambiental (PEA). As oficinas realizadas nos dois municípios discutem a inserção da fotografia como proposta pedagógica para a Educação Ambiental em sala de aula.

A atividade faz parte do projeto de gestão ambiental G-Pontes realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em parceria com a UFPR durante a construção da Ponte sobre o Rio Paraná, na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul. As oficinas com os professores iniciaram em julho e são ministradas pela professora da UFPR Christiane Gioppo. Em Três Lagoas, a atividade foi na noite de segunda-feira, dia 23. Durante a oficina, foi discutido o tema “Água” através das fotografias feitas por professores e alunos.

Em Castilho, os educadores se reuniram na sexta-feira, dia 20, no Departamento Municipal de Educação, para discutir o tema “(Re) descobrindo Castilho”. A proposta é permitir aos professores e alunos um novo olhar acerca do ambiente onde vivem.

Programa de Educação Ambiental

O PEA atende à demanda local sobre a necessidade de refletir sobre como abordar as questões ambientais de maneira interdisciplinar na sala de aula. Para isso, as oficinas trabalham a fotografia e estimulam os docentes a explorar um novo olhar sobre o ambiente onde vivem.

G-Pontes

O Projeto G-Pontes é uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) para a gestão ambiental de obras de implantação de pontes em rodovias federais, com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais. Atualmente o ITTI supervisiona a construção da Ponte sobre o Rio Paraná, na BR-262, entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PIB dos municípios de MS cresceu em todas as regiões com destaque para áreas agroindustriais

Em 2023 o PIB de Mato Grosso do Sul alcançou R$ 184 bilhões, variação de 13,4% em relação a 2022, quatro vezes maior que o índice nacional (3,2%) e o segundo maior percentual do Brasil, atrás apenas do Acre que teve variação de 14,1%.

Governo de MS expande investimentos para ações de combate as endemias nos municípios

O trabalho mostra resultados, e pelo segundo ano consecutivo, o número de casos de dengue diminuiu no Estado.

Escolas da Rede Estadual finalizam ano letivo e se preparam para retorno dos alunos em fevereiro de 2026

O retorno dos estudantes está marcado para o dia 9 de fevereiro, quando têm início as aulas do novo período, após uma etapa de organização que assegura o início do ano com planejamento e acolhimento das equipes escolares.