Economia – 17/02/2012 – 08:02
A Vale não descarta vender, no futuro, seus ativos na área de petróleo e gás. Murilo Ferreira, presidente da mineradora brasileira, afirmou que a companhia já decidiu que não participará de mais nenhum leilão para concessão de áreas de exploração de petróleo e gás.
Ao mesmo, a Vale irá reavaliar seus negócios no setor. Após essa revisão estratégica, a companhia irá definir se manterá, se fará uma associação ou se venderá seus ativos. A Vale mantém uma carteira de exploração composta hoje por 19 blocos em quatro bacias petrolíferas do Brasil.
Sobre a venda de seus supernavios, Ferreira afirmou que as embarcações não são ativos prioritários para a Vale, mas que a intenção da empresa é firmar contratos de frete de longo prazo.
Em teleconferência com jornalistas, ao ser perguntado se esperava que o governo brasileiro interferisse nas negociações com a China, que impede a atracação dos supernavios em seus portos, Ferreira respondeu que essa uma questão puramente “técnica”, e não política, e que esperava chegar a um acordo com as autoridades chinesas no futuro.
Petróleo e gás
A Vale iniciou suas atividades de exploração de óleo e gás natural em 2007. “Atualmente, se destaca como uma das maiores detentoras de participações em blocos exploratórios do Brasil”, informa a companhia, em seu site. Desde 2008, a empresa perfurou 14 poços no Brasil, que resultaram em 5 descobertas, nas Bacias de Santos e Espírito Santo, que ainda estão em fase de testes e de determinação das reservas.
Fonte: iG