18/09/2013 – Atualizado em 18/09/2013
Procon autuará UFN3 e Santander pelo descaso feito contras trabalhadores
A fiscalização foi feita por uma equipe do Procon e foi coordenada pela diretora Lilian Campos
Por: Marco Campos
O Órgão de Proteção e Direitos do Consumidor (Procon) de Três Lagoas diante as inúmeras denúncias feitas no telefone 151 referente a demora no atendimento dos trabalhadores do Consórcio UFN3 – que está construindo a fábrica de fertilizantes na zona rural de Três Lagoas – na agência do Banco Santander, estiveram na manhã desta quarta-feira (18) na instituição, situada à Rua Paranaíba, na área central de Três Lagoas para verificar a informação.
VERSÃO DO SANTANDER
Em conversa com um dos gerentes do Santander, a diretora do órgão, Lilian Campos e seus fiscais logo constaram irregularidades quanto aos atendimentos feitos aos operários que aguardam na fila por duas ou três horas para receberem seus benefícios.
FILAS
Além deste descaso iniciado desde às 05h da manhã de hoje, a agência antecipou por um dia os pagamentos a estes consumidores devido a greve dos bancários em todo o Brasil ter data para ser deflagrada para esta quinta-feira (19).
PAGAMENTOS E DESCASO
Conforme foi apurado pela reportagem da Rádio Caçula, somente na manhã de hoje, cerca de 1,2 mil consumidores serão atendidos nesta agência e no período da tarde, outros 2,8 mil trabalhadores também terão que receber seus pagamentos, tudo na mesma agência. O horário para o término dos atendimentos deverá ocorrer somente no início da noite de hoje.
“Isto é um descaso e uma ilegalidade que está feita contra estes trabalhadores. Até o final do dia estarei autuando a UFN3 e o Santander. O Procon não ficar de olhos fechados quanto a isso”, disparou Lilian.
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DO TRABALHO
O caso dos consumidores que aguardam por horas na fila para receberem seus pagamentos, também será informado pelo Procon junto ao Ministério Público Federal do Trabalho (MPFT) para apurar se todos possuem carteiras de trabalho devidamente registrada, holerites regulares e outros pontos obrigados por Lei.
MULTA
A multa neste tipo de caso será analisada de várias formas pelo setor jurídico do Procom. As análises serão feitas de várias formas, como reincidências, condições financeiras da instituição, entre outros.
CRESCIMENTO DE TRÊS LAGOAS
A diretora também destacou o crescimento industrial de Três Lagoas e explicou que devido a isto, as empresas que atuam em diversas atividades por todo o município e região devem se adequar para melhorarem seus atendimentos.
“Se tem o problema manda a matriz ou a ouvidoria resolver. Todos precisam se reestruturar e se adequar para o crescimento de nossa Cidade”, finalizou a diretora.





